Durante os nossos 35 anos de compromisso com a educação e tendo em vista a importância da aprendizagem, sempre estivemos atentos às tecnologias e aos novos métodos de ensino que se apresentam como alternativas efetivas para proporcionar o desenvolvimento completo dos nossos estudantes.
Por isso, neste post, abordaremos a importância de promover encontros, aulas e outras atividades fora dos ambientes convencionais da escola e como isso pode beneficiar os estudantes.
Em mundo cada vez mais plural, conectado e dinâmico, as crianças e jovens apresentam uma necessidade crescente não apenas de conteúdos, mas também de aprendizagens voltadas ao espaço e ao tempo em que vivemos.
Ao acompanhar a rotina escolar, percebemos que as quatro paredes da escola não são suficientes para suprir essa demanda. Os alunos precisam de mais espaço para aprender.
Quer conhecer um pouco mais sobre o porquê de apostarmos em atividades fora de sala de aula? Então, continue a leitura!
A escola precisa se reinventar
Por sermos um colégio conectado ao mundo contemporâneo, sabemos da necessidade e da importância da renovação constante. Ao observar as práticas escolares do século XX, podemos, com certa facilidade, encontrar práticas e hábitos que visam a sistematizar o ensino.
Entretanto, sabemos que a assimilação é particular, assim como as dificuldades, facilidades e demais habilidades dos estudantes. Por isso, precisamos criar e fortalecer o aprendizado de forma versátil, visando atender aos diferentes tipos de alunos.
Dessa forma, acreditamos que passeios, aulas com filmes e séries, jogos, atividades em áreas abertas no espaço escolar, entre outras, são ótimas alternativas para podermos colocar em prática a renovação constante e ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes. Além disso, essas atividades desenvolvem integralmente os seus potenciais.
O potencial pedagógico fora da sala de aula
Quando mencionamos as atividades fora de sala de aula, não queremos dizer, literalmente, ir até um museu ou ao parque. É preciso que os responsáveis pedagógicos tracem estratégias, conforme cada etapa de ensino.
Dessa forma, é possível fazer com que os estudantes consigam relacionar o ambiente e a atividade praticada com o conteúdo já visto durante as aulas. Ou seja, eles estarão vendo ou colocando em prática os conhecimentos adquiridos em classe.
A fim de ilustrar essa necessidade, podemos utilizar uma de nossas aulas de campo como exemplo. No primeiro semestre de 2022, as nossas “gotinhas” visitaram a região conhecida como Pequena África, que fica localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Durante todo o passeio, os alunos contaram com o auxílio de um professor, que apontou os detalhes mais importantes de cada ambiente, relembrou assuntos já conversados em sala, destacou as peculiaridades da região e promoveu um diálogo entre os colegas sobre o assunto.
Assim, as crianças tiveram uma noção mais ampla da realidade escravista no Rio de Janeiro, conheceram hábitos e heranças da cultura africana e, de fato, consolidaram o que aprenderam durante os encontros de história, geografia e sociologia.
Em outras palavras, ao sairmos da sala de aula, conseguimos fazer com que os estudantes vissem aquilo que apenas haviam escutado falar, o que é ótimo para absorver o aprendizado.
Veja também:
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- Saúde física e mental: os principais benefícios do esporte;
- A importância das doações de sangue para a sociedade.
Estímulo ao aprendizado
Diante da experiência de sair da sala de aula com os estudantes, podemos perceber uma reação positiva dos alunos, que se sentiram animados em conhecer novos ares ou até mesmo em ir para outro ambiente na própria escola.
Dessa forma, foi possível promover uma maior simpatia dos estudantes com o colégio, além de tornar a aprendizagem mais divertida, simples e efetiva para todos os participantes desse processo.
Utilizando o exemplo anterior, podemos verificar que o engajamento e o interesse dos estudantes são bem maiores diante da possibilidade de materializar aquilo que foi transmitido durante as aulas convencionais.
Esse mesmo fenômeno ocorre durante as aulas de laboratório de ciências, encontros no espaço maker, passeios de campo e viagens pedagógicas, afinal, são formas bem divertidas de se aprender.
Fortalecimento da parceria aluno-escola
Durante as dinâmicas realizadas fora das salas de aula, também conseguimos perceber um estreitamento das relações entre os próprios estudantes com professores, coordenadores e demais colaboradores do corpo escolar.
Isso acontece porque as aulas feitas nos moldes tradicionais carregam um certo aspecto de formalidade e seriedade, dificultando, em certos momentos, a troca de ideias, o diálogo, e, consequentemente, o fortalecimento da parceria entre os membros da comunidade escolar.
Dessa forma, conseguimos aumentar o interesse dos estudantes pelas disciplinas, promover um ambiente de interação e convivência e impulsionar as relações baseadas no respeito.
A importância da aprendizagem dentro e fora da sala de aula
É preciso destacar que as aulas em sala e as atividades extraclasse são iniciativas pedagógicas que se complementam e apresentam o mesmo objetivo: desenvolver as capacidades, potenciais e habilidades dos alunos e das alunas.
Dessa forma, é preciso que os coordenadores, professores e orientadores consigam equilibrar as duas práticas para poderem proporcionar a melhor experiência aos seus estudantes.
As aulas convencionais são indispensáveis para que os alunos possam conhecer as teorias, testar seus conhecimentos e se inteirar sobre as disciplinas. Já as atividades praticadas externamente, atuam como agentes que promovem o entendimento do assunto, evitando as famosas ‘’decorebas’’, estimulando o pensamento crítico e a investigação dos estudantes.
As atividades fora de sala de aula do Colégio pH
Por sermos um colégio contemporâneo atento às novidades pedagógicas, colocamos em prática atividades variadas, de acordo com cada uma das nossas etapas de ensino.
Aqui no pH, promovemos desde campeonatos esportivos, aulas de dança, visitações aos museus, exposições e lugares históricos até viagens de imersão em língua estrangeira, simulações de conferências internacionais, debates e clubes de leitura.
A partir das aulas de laboratório maker, laboratório de inteligência de vida, encontros de descompressão e convivência, conseguimos aproximar os nossos estudantes do colégio e, como consequência, atingimos nosso principal objetivo enquanto escola: transformar vidas e realizar sonhos por meio da educação.
Resumindo: realizar atividades com os estudantes fora de classe é uma maneira de permitir com que eles tenham uma vivência prática dos conhecimentos vistos em classe, ajudando a consolidar o conhecimento e aplicá-lo no dia a dia.
Assim, entendendo melhor qual a importância da aprendizagem fora da sala de aula e como ela é feita no Colégio pH, você terá a segurança de ter o seu filho estudando em um ambiente realmente focado em seu desenvolvimento.
Já pensou no seu filho tendo uma educação de qualidade e conferindo de maneira prática os aprendizados em classe? Então não perca tempo e matricule seu filho no Colégio pH, instituição exemplo de colégio particular no Rio de Janeiro!