Skip to main content

4 erros mais cometidos durante a prova do vestibular/Enem

By 15/06/2021agosto 29th, 2022Vestibular

Realizar a prova do vestibular é um dos grandes momentos para o jovem que está em transição, saindo do Ensino Médio e buscando ingressar em uma boa universidade do país.

Com o nervosismo e a pressão de tirar uma boa nota, é compreensível que alguns deslizes sejam cometidos durante a realização de avaliações como o ENEM, maior exame para ingresso no ensino superior. Esses erros, em sua maioria, podem ser evitados.

Sabendo disso, separamos quatro erros mais comuns para você se atentar e não repetir quando chegar a sua vez de prestar vestibular ou realizar o ENEM. Confira!

Como se preparar para o vestibular/ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é uma das avaliações mais importantes para os estudantes que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior, seja ela pública (por meio SISU), seja particular (com obtenção de bolsa por meio do Prouni).

Esse é um dos motivos que fazem dele um vestibular de ampla concorrência, com mais de 2,7 milhões de participantes só na última edição. Com tantos vestibulandos almejando o mesmo objetivo, é preciso buscar boas notas em todos os quesitos, desde a redação até as demais matérias.

O ENEM não é um dos vestibulares mais complexos, contudo, é preciso atentar-se a alguns pontos que fazem a diferença na hora de se resolver as questões.

4 erros mais comuns durante a prova

Tendo como objetivo a realização de uma ótima prova, é preciso que alguns pontos recebam uma maior atenção para que a sua avaliação não faça parte do grupo de provas que possuem os 4 erros mais comuns que listamos abaixo. Confira a seleção e evite replicar esses comportamentos que podem comprometer o seu desempenho e saiba como se preparar para o ENEM de forma adequada.

1- Não ficar atento ao tempo

Durante a realização da prova do ENEM, tempo é ouro! Tendo isso em mente, é preciso que o candidato se atente à duração de realização das questões para que possa dar a devida atenção a todas as demandas.

São 5 horas e 30 minutos para a prova do primeiro dia e 5 horas para a prova do segundo. Basicamente, o aluno tem três minutos para resolver cada questão. Logo, é preciso que haja uma organização desse tempo para que não se desespere  e todas as questões sejam contempladas.

Durante a realização de simulados em casa, tente cronometrar o tempo gasto para adquirir, desde cedo, o hábito de fazer a prova levando em consideração o tempo disponível. O mesmo se aplica na realização de redações.

Leia também

Como melhorar a interpretação de texto? Os 5 melhores exercícios!

Como controlar a ansiedade antes da prova? As 6 dicas!

Teste vocacional: qual área combina com o seu perfil?

2- Fazer uma redação que foge do tema proposto

No ENEM 2020, 87.567 participantes tiveram suas notas zeradas, representando 3,22% de todo o quantitativo de alunos que realizaram a prova. Desse total, o segundo maior motivo para justificar a aplicação da nota foi a fuga ao tema (0,93%), ficando atrás somente daqueles que desclassificaram a prova por deixá-la em branco (1,12%).

Avaliações negativas como essa podem ser evitadas com a realização de algumas práticas, como:

– Atentar-se ao tema proposto e à questão levantada;

– Utilizar os material de apoio como norte;

– Evitar raciocínios longos que podem se distanciar da solução;

– Construir um texto coeso e coerente com o tema;

– Fazer uma leitura crítica do rascunho para autoavaliação e possíveis mudanças.

Essas ações podem e fazem toda a diferença no resultado. Para atingir um bom padrão estrutural na redação, é preciso algo muito importante: prática. Somente assim você será capaz de entender o problema e conseguir trazer soluções que sejam relevantes para o que foi proposto.

Fique atento, também, às regras para a construção desse texto; apesar de serem básicas, são cruciais para se atingir uma boa nota. A redação do ENEM exige critérios como:

– Utilização da norma culta;

– Ausência de erros gramaticais;

– Apresentação de uma solução plausível para a situação-problema;

– Coerência;

– Coesão.

3- Não se atentar ao texto-base

Entre as noventa questões do ENEM, a grande maioria vem acompanhada de um texto-base, ou seja, um material que serve para auxiliar a resolução ou ser o motivo de análise da pergunta. Em qualquer uma dessas, é preciso estar atento ao enunciado para compreender a resposta que está ali.

Posto isso, fique atento durante a leitura para que nenhuma informação relevante seja perdida.

4- Deixar de lado alguma das matérias

Apesar de a prática não ser desclassificatória, será um peso a menos em sua média, o que afetará diretamente na utilização da nota como entrada nas universidades, principalmente nas instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada o SISU.

É importante que haja uma delimitação de tempo para que todas as matérias possam ser contempladas e suas questões resolvidas, aumentando, assim, as chances de uma prova com médias altas.

A prática leva à perfeição

Não deixe de praticar a redação e fazer simulados. Essa é uma das formas mais eficientes de estudo e preparação para vestibulares em geral. Dessa forma, é possível se preparar e ficar mais habituado com o tipo de questão presente na prova, trabalhando a mente para pensar de maneira correta e tendo uma leitura mais dinâmica, a fim de otimizar seu tempo e conseguir resoluções mais facilmente.

Lembre-se de contemplar todas as matérias durante os seus estudos, mesmo aquelas que não são o seu maior foco. Assim, você estará munido de informações e conhecimentos das mais diferentes matérias. 

Prepare-se da melhor forma!

Viu só como as práticas corretas podem levar você a alcançar as melhores notas na prova do vestibular? Destacar-se entre os demais não é algo impossível, mas é preciso esforço e dedicação.

Para aqueles que pretendem se destacar ainda mais, uma ótima opção é ingressar em um curso pré-vestibular para estudos mais direcionados e voltados para o universo dos exames como ENEM, vestibular IME, vestibular ITA, entre outros grandes desafios. Não sabe como escolher? Calma! Neste post você pode conferir as sete melhores dicas para escolher o curso que melhor se adequa às suas necessidades estudantis!

Curso pré-vestibular: qual o melhor? 7 dicas para escolher!