logo Colégio pH

Conecta pH – Edição 02

Conecta pH - Nossos Valores em Ação

Edição 02 - Abril/2019

Olá, familiares e responsáveis!

Na primeira edição da nossa newsletter, enviada em janeiro, combinamos de contar, com exemplos práticos, ao longo do ano, quais são os cinco valores que determinam as nossas práticas pedagógicas. Se você perdeu o texto sobre “O Diálogo Sincero”, acesse o menu “Blog do pH” em nosso site.
Nesta segunda edição, o valor “Estímulo à autonomia com responsabilidade” ganha os holofotes. Pois é, acreditamos que autonomia necessariamente demanda responsabilidade na tomada de decisões. Ou seja, alguém que desenvolveu habilidades para pensar, sentir, tomar decisões e agir por conta própria, respeita a si mesmo e ao próximo.
Por isso, aqui na nossa escola, incentivamos práticas que dão protagonismo aos alunos e às alunas e promovem um ambiente de reconhecimento, mas que também consideram o impacto no coletivo.

Quer saber mais? Vamos juntos! Boa leitura!

Abraços,
Equipe pH.

 

Estímulo à autonomia com responsabilidade:
Historicamente, a nossa proposta pedagógica privilegia o desenvolvimento da autonomia com responsabilidade. Empoderados de conhecimento, os alunos e as alunas adquirem autonomia intelectual e moral para tomar decisões com segurança e empatia com o outro.

pHs
Os pHs semanais, uma de nossas marcas registradas, mostram, desde o Ensino Fundamental I, que o estudo diário é simples e prazeroso, e que isso também envolve disciplina. Outra ferramenta consagrada que estimula a proatividade é a monitoria, que, no Ensino Fundamental I, faz parte da grade de atividades com a seguinte proposta: as crianças fazem os exercícios sozinhas e trazem as dúvidas para a aula, criando uma rotina de estudo semanal.

A partir do 6º ano, a ideia é a mesma, mas a monitoria funciona no contra turno e pode ser presencial ou remota, através do Plurall, nossa plataforma de estudos online. Assim, de acordo com as suas atividades diárias, cada gotinha pode aproveitar esses momentos especiais de trocas e descobertas que contribuem para a sua autoconfiança, a organização da sua rotina de estudos, a fixação dos conteúdos e a otimização do tempo.

Reuniões Lideradas por Alunos
Implantadas em 2018, as reuniões lideradas por alunos reforçam esse valor. Com a presença dos familiares, esses encontros auxiliam os estudantes a criar consciência sobre o que estão aprendendo (o “aprender a aprender”), transformando as informações, de fato, em conhecimento.
Além disso, qualificamos ainda mais a parceria entre família e escola, com a efetiva percepção do desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos e das alunas.

Aprendizagem criativa e colaborativa é o foco da experiência mão na massa aqui no pH
Para trazer os alunos e as alunas para o centro do processo de ensino e aprendizagem, trabalhamos com iniciativas para que eles se sintam protagonistas e autônomos. A partir do conceito de que o aprendizado é mais efetivo se o jovem estiver engajado na construção do conhecimento e se esse conhecimento for significativo para ele, aqui na nossa escola, conectados à tecnologia e ao hoje, inserimos as Oficinas Mão na Massa no nosso currículo do Ensino Fundamental II. Essas aulas estão pautadas na aprendizagem criativa e colaborativa e se baseiam em três pilares fundamentais:

O ALUNO COM A SOCIEDADE
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: formação de um cidadão crítico, empático, comunicativo, colaborativo e que traz para si a responsabilidade de ser construtor de uma sociedade justa, próspera e democrática.
O ALUNO COM O MUNDO
Desenvolvimento de habilidades cognitivas e manuais: formação de um estudante preparado para os desafios do mercado, preparado para as novas tecnologias e para a nova economia global.
O ALUNO COM ELE MESMO
Desenvolvimento de habilidades emocionais: autodesenvolvimento, resiliência, autonomia, autoconhecimento.

Através da experiência do fazer – maker/ mão na massa -, os alunos são inseridos em um processo que conta com mediação inspiradora, experimentação, troca de ideias, tentativas e erros, pensamento criativo, construção colaborativa, reflexão e compartilhamento. Além disso, são utilizadas ferramentas digitais e analógicas (programação, eletrônica, impressão em 3D, corte a laser e marcenaria) como contexto, contemplando diferentes linguagens. O uso da tecnologia é feito de forma a empoderar o aluno das competências importantes para o Século XXI, sem que ele perca a autonomia e a responsabilidade importantes para o jovem conectado.
Mais do que o DIY (Do It Yourself – ou “Faça Você Mesmo”) -, a cultura mão na massa valoriza o DIWO (Do It With Others – “Faça com os outros”), ou seja, práticas colaborativas que contribuem com o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, para que possam aprender a lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.
Vale lembrar que, no Ensino Fundamental I, esse estímulo também já acontece com as aulas que utilizam Lego para a realização de montagens em grupos e exigem trabalho em equipe para organizar e concluir a proposta no tempo previsto.

Eventos mobilizam estudantes e criam sinergia entre toda a equipe pedagógica
Vale destacar também que a proatividade foi muito além das salas de aulas! Foi gratificante ver projetos bem estruturados ganhando vida, a forma como os estudantes resolvem seus conflitos e as soluções para as adversidades que foram surgindo ao longo de cada processo.
Por iniciativa própria e com o apoio da escola, nossas gotinhas criaram um coletivo feminista, ciclos de palestras sobre raízes africanas, realizaram, com suas próprias mãos, eventos como as primeiras festas juninas – na própria escola - abertas ao público da nossa história; a Feira Medieval; os Recreios Culturais e as Mostras de Artes.

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre como trabalhamos o valor do estímulo à autonomia com responsabilidade em nossa escola?
O canal está aberto para ouvirmos suas críticas e suas sugestões!

Elogios também valem! Contem pra gente! ;)

Postado porJoanna Armada

Postado em4 de janeiro de 2021


Palavras chave:

Últimas notícias

Ver todasclique para conhecer mais

Conecta pH – Edição 04

4 de janeiro de 2021

Conecta pH – Edição 03

4 de janeiro de 2021

Conecta pH – Edição 02

4 de janeiro de 2021

receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade