logo Colégio pH

Conecta pH – Edição 03

Conecta pH - Nossos Valores em Ação

Edição 03 - Julho/2019

As constantes mudanças sociais e tecnológicas impactam diretamente as relações do indivíduo com o mundo e consigo, sobretudo durante a infância e a adolescência. Diante disso, reforçamos nosso compromisso pedagógico ao assegurarmos que nossas alunas e nossos alunos sintam-se acolhidos e incluídos em nossa comunidade escolar, já que tomamos as particularidades de cada um como fundamento para o convívio harmônico e diversificado. É a partir dessa premissa que implementamos um dos nossos principais valores: o respeito à pluralidade.

Que tal conferir um pouco sobre ele e sobre como o desenvolvemos de maneira transversal em nossa proposta pedagógica?
Nosso Diretor Pedagógico Geral, Filipe Couto, reforça que respeitar o diferente, hábito incentivado desde os primeiros anos da vida escolar, é essencial para a naturalização da diversidade ao longo da vida.

“Quanto mais aumentamos o repertório das crianças, mais fácil é elas conseguirem se adaptar e se colocar no lugar do outro; mais fácil é elas entenderem quais são as influências que o outro sofreu e os afetos que aquele indivíduo tem, para ele conseguir se solidarizar, para ele conseguir se conhecer... Porque, a partir do momento em que temos mais facilidade para entender quem é o outro, temos mais facilidade para reconhecer a nós mesmos”. 


Nesse sentido, atividades pautadas pela empatia, pela boa comunicação e, principalmente, pela tolerância são intrínsecas à nossa proposta pedagógica e transversais em todos os segmentos em que atuamos. Por reconhecermos o impacto da linguagem em suas múltiplas competências, promovemos iniciativas entre colaboradores, familiares e estudantes para que possamos não só construir diálogos sinceros, mas também cultivar a pluralidade de culturas, ideias e identidades, além do respeito ao próximo.

Uma dessas iniciativas é o “pH Conectado a Você”, a partir do qual trazemos estudiosos de diversas áreas para, junto com as famílias, pensarmos em uma educação ética e acolhedora que acompanhe as demandas e os impactos do século XXI de modo a possibilitar uma coexistência saudável dentro e fora de sala de aula.

Transpondo a teoria à prática, alguns dos assuntos abordados em nossas rodas de conversa de 2019 foram o balanceamento
de emoções; a arte da linguagem; sexting, bullying e cyberbulling; além do consumo precoce de álcool e outras drogas. Os palestrantes de nossas rodas de conversa são sempre especialistas nos assuntos, e pretender levar a informação e o diálogo a toda a comunidade escolar.

A busca pela tolerância e pelo respeito também é aplicada nas Aulas de Convivência Ética e Atualidades, presentes na grade horária de nossos alunos e nossas alunas. Semanalmente, os estudantes têm encontros com profissionais capacitados para conduzir conversas importantes sobre o convívio não só em sala de aula, mas também em sociedade.

A Coordenadora da disciplina, Cássia Martins, explica a importância desses diálogos no respeito à pluralidade:

“De maneira prática, durante as aulas, nós trabalhamos a forma de falar, o não julgamento e o respeito à opinião do outro. Os alunos têm aula de comunicação construtiva e ganham a oportunidade de colocar em prática esse aprendizado nos debates e assembleias que fazemos. Nosso objetivo é formar uma personalidade ética, sendo o respeito ao outro uma parte fundamental desse processo. Em um mundo tão plural, poder ajudar os alunos a lidar de maneira respeitosa com essa rica diversidade é um ganho para todos.”

Outro projeto que atua diretamente no estímulo ao convívio plural são nossas Oficinas de Redação, que vão além de debates sobre temas atuais voltados à preparação para o vestibular. Durante os encontros, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se dividem em pequenos grupos para que nosso time de monitores possa direcionar seu foco às reflexões e aos questionamentos de cada um. Por meio desse diálogo, procuramos estabelecer associações com múltiplos campos do saber, sempre com uma linguagem acessível e adequada à faixa etária: filmes, músicas, séries e livros, por exemplo, são constantemente relacionados aos debates.

Além de desenvolver o senso crítico de nossas alunas e nossos alunos, as of cinas de redação estimulam o respeito de opiniões. A noção acadêmica de certo ou errado, aqui, é suspensa em prol da tolerância: se há discordâncias, procuramos desenvolver a compreensão, de modo que ambas partes entendam os diferentes pontos de vista sem julgamentos e imposições. Valorizamos o compartilhamento saudável de ideias, conhecimentos e vivências.

Após o debate, os estudantes são convidados a colocar a mão na massa: as etapas de produção textual dividem-se em exercícios que, de um em um, são mostrados individualmente ao monitor responsável pelo grupo. Como resultado, as alunas e os alunos tendem a sentir-se mais confiantes não só para a escrita da redação, mas para a defesa de seu ponto de vista de forma coerente, fundamentada e respeitosa.

A criação de um ambiente de afeto e de acolhimento é, portanto, um objetivo muito importante no que diz respeito aos convívios plurais, que entendemos como prioridade em nossa proposta pedagógica, como complementa Filipe:

“O projeto ONU é um bom exemplo disso. Quando você é convidado a refletir como determinado país pensaria sobre determinada questão, você está sendo convidado a se colocar no lugar de outra instituição; é a empatia, o respeito, a cidadania, o conhecimento, o autocuidado, a cooperação: todas são habilidades e competências da BNCC, a Base Nacional Curricular Comum. O que a gente pretende na escola, independente do segmento, é desenvolver a oferta de conexões e de espaços em que nossos alunos e nossas alunas possam interagir; de atividades de investigação e de pesquisa para que possam descobrir e criar hipóteses; de estímulos para que possam debater em espaços mediados por nossos educadores”.

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre como trabalhamos o valor do respeito à pluralidade em nossa escola?

O canal está aberto para ouvirmos suas críticas e suas sugestões! Elogios também valem!

Contem para a gente!

 

Postado porJoanna Armada

Postado em4 de janeiro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade