logo Colégio pH

Dicas de como se preparar para os cursos da área da saúde

 Aluna do Colégio pH preparando-se para passar nos exames e fazer um curso da área da saúde

Os cursos da área da saúde são muito disputados, portanto, é essencial se preparar da melhor forma possível para o Enem e vestibular. Logo, se você deseja fazer um curso de Medicina ou um curso de Odontologia, por exemplo, é importante começar o quanto antes os estudos e a preparação para as provas do processo seletivo para, então, alcançar um bom resultado e garantir a tão sonhada vaga na Universidade.

Sendo assim, conheça as 6 melhores dicas de como se preparar para o Enem e os vestibulares dos cursos da área da saúde, e aumente suas chances de garantir a sua vaga nas melhores universidades brasileiras. Confira agora!

Faça mapas mentais

Contar com mapas mentais e recursos visuais é uma ótima estratégia para estudar os conteúdos das Ciências Biológicas. Por exemplo, com um desenho é muito mais fácil compreender as características da mitose e meiose, assim como o que é cada uma dessas divisões celulares.

Tony Buzan, psicólogo e escritor inglês, é considerado o inventor dos mapas mentais e escreveu diversos livros sobre essa revolucionária ferramenta usada no mundo inteiro para libertar o potencial do cérebro. Um de seus livros mais famosos é Mapas Mentais e Sua Elaboração, que pode ser encontrado na biblioteca do Google, e é uma ótima opção para compreender e aprimorar essa estratégia!

Dessa forma, os mapas mentais são uma maneira de visualizar, organizar e assimilar o conteúdo para deixar todos os conceitos bem claros. Além do mais, quando você mesmo elabora o mapa mental, o processo de aprendizagem e fixação do conteúdo acontece de forma autônoma e com maior eficácia. Isso permite que você organize e crie a sua própria linha de raciocínio, compreendendo a progressão lógica do assunto estudado, e gerando maior facilidade no entendimento total do tema em questão.

Crie fichas para memorização

As fichas para memorização são muito frequentes na rotina de estudos dos alunos e alunas da área da saúde. Afinal, é um ótimo jeito de compreender e memorizar as terminologias específicas da área, assim como os conceitos importantes de todas as disciplinas exigidas pelos exames.

A ideia é escrever em um pedaço de papel o resumo do conteúdo e enfatizar as palavras-chave para facilitar a memorização. Então, em diversos momentos do dia, você deve pegar as fichas e ler o conteúdo. Dessa forma, certamente você vai memorizar as partes importantes da matéria e nunca mais esquecer o nome de um tecido ou osso do corpo humano, por exemplo.

Utilize estratégias mnemônicas

Os cursos da área da saúde, como o curso de Fisioterapia ou o curso de Enfermagem, exigem a memorização de uma vasta série de terminologias e conceitos. Por isso, além das fichas, é inteligente fazer o uso de estratégias mnemônicas.

Essa estratégia consiste em utilizar músicas, símbolos ou siglas para lembrar de algum conteúdo específico. Por exemplo, para se recordar das bases nitrogenadas do DNA (Adenina, Timina, Guanina e Citosina) e nunca esquecer que A se liga com T e G se liga com C, você pode se lembrar dos nomes Agnaldo Timóteo e Gal Costa.

Esse é um exemplo, mas existem ainda muitas outras estratégias mnemônicas que ajudam muito na hora de encontrar a resposta certa na prova do Enem ou no vestibular dos cursos da área da saúde. Além disso, você mesmo pode utilizar a imaginação e criar outros truques mnemônicos para auxiliar na sua preparação.

Crie uma rotina de estudos

Criar uma rotina de estudos é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter disciplina e estudar de forma otimizada. Afinal, com organização e uma rotina regrada é possível aproveitar melhor o tempo e criar bons hábitos de estudo.

Dessa forma, aposte em um bom planejamento e encontre os melhores dias e horários para se concentrar nos estudos. Além disso, empenhe-se em cumprir os prazos e tempos estipulados na sua fase de preparação. Procure um lugar quieto, confortável e longe de distrações, saiba o que e como estudar em cada dia e, então, siga o seu planejamento e crie uma rotina de estudos. Certamente essa prática vai fazer toda a diferença nos seus resultados do Enem e vestibular, além de ajudá-lo a cumprir com outras atividades essenciais para a manutenção da saúde mental.

Realize simulados

Uma das melhores dicas para um bom desempenho no vestibular e/ou Enem é a prática de realizar simulados, pois os simulados permitem que você se familiarize com a dinâmica das provas. Além do mais, é uma maneira de avaliar o seu desempenho, ver onde precisa melhorar e identificar seus pontos fortes, sendo uma arma poderosa para a criação de um bom planejamento de estudos.

Outra estratégia que serve como auxílio na preparação e na prática de exercícios voltados para os exames é treinar com provas de vestibulares passados. Além de ser uma ferramenta de estudos gratuita, possibilita um panorama e uma noção acerca do exame em questão.

Visando a melhor forma de preparação, os simulados são um destaque significativo do Curso pH. Afinal, os alunos e alunas do nosso curso têm acesso a simulações de provas nos moldes atualizados do Enem, da PUC, da UERJ, das particulares de Medicina, Fuvest e Unicamp. Vale destacar que nosso quadro docente é composto por professores que possuem anos de experiências nos vestibulares citados, e toda essa bagagem é aplicada durante a elaboração dos simulados.

Além disso, os simulados do Enem contam com uma devolutiva detalhada ao estudante, uma vez que é diferenciada por área do conhecimento e notas contabilizadas por Teoria de Resposta ao Item (TRI), de acordo com o padrão SiSU. Logo, os estudantes do Curso pH têm à sua disposição os melhores simulados do Enem e vestibulares da área da saúde.

Conte com um curso pré-vestibular de qualidade

Uma dica essencial para quem quer saber como passar em Medicina e demais cursos da área da saúde é investir em um curso pré-vestibular de qualidade. Afinal, quem opta por se preparar em um curso pré-vestibular, conta com o auxílio de um corpo docente qualificado, com a oportunidade de realizar simulados, um material didático de excelência e muitos outros recursos.

Sendo assim, o curso pH oferece a turma pH MED com uma grade especial voltada para alunos e alunas com interesse nas carreiras biomédicas, como Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem. 

Portanto, quem quer se preparar para os cursos da área da saúde e escolhe o nosso curso pré-vestibular, conta com diversos recursos e vantagens, alguns deles são: 

- uma oficina de produção textual;

- o acesso direto a um tutor;

- horários voltados para descompressão;

- semana das carreiras;

- intercâmbio Fuvest e Unicamp;

- uma equipe de professores altamente qualificada;

- um material didático atualizado e alinhado com situações do cotidiano;

- aplicativo com monitoria online e aulas-resumo semanalmente.

Logo, o aluno e a aluna do Curso pH têm à sua disposição todos os meios para uma excelente preparação para o Enem e outros vestibulares dos cursos da área da saúde, possibilitando que o estudante alcance os resultados desejados e conquiste uma vaga no Ensino Superior.

Destacamos  que as dicas encontradas neste post possuem base teórica de fontes confiáveis e seguras, como o livro Metodologia do Estudo e Pesquisa e os artigos Rotina de Estudos: Sistematização de Estratégias para Otimização da Aprendizagem Escolar e Investigação das Estratégias de Ensino Mnemônicas Utilizadas no Ensino de Ciências Naturais.

Agora você já conhece as 6 melhores dicas de como passar em Medicina e demais cursos da área da saúde. Portanto, já pode se preparar para a prova do Enem e para o vestibular, e, então, conquistar a tão sonhada vaga na universidade que deseja.

Comece a se preparar agora mesmo! Aproveite que o Curso pH está com as matrículas abertas e faça a sua inscrição.

Quero me inscrever!

Postado porteamamaia

Postado em16 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade