logo Colégio pH

High School: a importância do inglês no mercado de trabalho!

Sala de aula do High School do pH

Apesar de muitos ainda encararem o aprendizado do inglês como algo optativo, o idioma ganha cada vez mais importância na vida acadêmica e profissional. De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria Page Personnel, até 2027, todas as vagas de emprego terão como pré-requisito o conhecimento da língua.

Atualmente, essa já é uma exigência de cerca de 60% das oportunidades disponibilizadas no Brasil. Outro dado importante é que profissionais que sabem inglês, mesmo que não sejam considerados fluentes, podem ganhar salários até 30% maiores do que aqueles que não sabem.

Ainda, segundo o British Council, apenas 5% da população brasileira com mais de 16 anos afirma ter algum conhecimento do idioma. A pesquisa completa data de 2014, mas sinaliza muito bem a disparidade entre o processo de ensino-aprendizagem da língua e a sua crescente importância no futuro profissional.

3 dicas para aprender ou melhorar o inglês

O aprendizado de uma nova língua tem tudo a ver com constância e consistência. Portanto, mesmo com as atividades em ambiente escolar, é preciso encontrar outras formas de inserir a prática na rotina, tornando o processo mais natural e simplificado.

Está pensando em como aprender inglês fácil ou, ainda, o que fazer para aprimorar o conhecimento no idioma? Confira estas dicas que o Coordenador de Internacionalização do Colégio pH nos trouxe!

Inclua o inglês na sua rotina

“Viver o inglês” o máximo possível é a melhor forma de adquirir fluência. Incluir o idioma na rotina é um método comprovado de aprendizagem e aprofundamento porque naturaliza o seu uso e essa familiarização reflete no diálogo mais à vontade com o vocabulário, compreensão e articulação. 

Um exemplo bastante simples é consumir conteúdos no idioma. Pode parecer algo básico, mas a verdade é que séries e filmes são bons para aprender o inglês mais casual. Retire as legendas e acompanhe o filme ou a série apenas pelo áudio. Em pouco tempo, você vai perceber uma melhor compreensão oral, bem como uma ampliação do seu vocabulário e de expressões mais rotineiras utilizadas pelos falantes nativos.

Na mesma linha de raciocínio, as músicas são ótimas aliadas, principalmente se forem de artistas que você aprecia. O aprendizado de uma nova língua depende do treino. É importante ser consistente no contato com o idioma sempre que possível, e isso vale para as dicas de filmes, séries e músicas que foram dadas, mas também para outras situações e contextos que surgirem.

Vale a pena ler em inglês sobre os mais diversos assuntos, inclusive abrir mão das traduções dos seus autores favoritos e se arriscar na versão original. Assista a jornais, programas de TV e ouça podcasts, por exemplo. 

Essa proatividade contribui tanto para reunir informações sobre o que acontece no mundo como para promover, mais uma vez, uma maior conexão com o idioma É essencial exercitar a expressão verbal, comunicando-se no idioma quando surgir a oportunidade.

Pratique a escrita

Assim como a compreensão e a expressão verbal em inglês, é essencial desenvolver a escrita com um vocabulário rico e capaz de se adequar até mesmo aos contextos mais formais. Levando em consideração que a língua é uma ferramenta não apenas de relacionamento, mas também de trabalho, deve atender aos padrões mais técnicos e profissionais.

Para garantir que está com a escrita sempre em dia, pratique sempre que possível, mesmo fora do ambiente escolar. Uma forma de fazer isso é recorrendo à plataforma Write & Improve, desenvolvida em parceria com a Universidade de Cambridge. 

Através da ferramenta, é possível escolher um tema sobre o qual deseja escrever, submeter a produção e receber um feedback que leva em consideração as mesmas diretrizes dos exames de proficiência. A plataforma atribui ainda um score ao texto de acordo com o Quadro Europeu de Referência, para que você saiba o nível da sua escrita.

Invista em um intercâmbio

Está se questionando com quantos anos pode fazer intercâmbio? Saiba que essa é uma experiência valiosa em qualquer idade, proporcionando, além de contato irrestrito com a língua, um grande desenvolvimento pessoal.

Nos últimos anos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, a vivência tem um peso ainda mais significativo, pois os alunos e as alunas têm a chance de entrar no Ensino Superior fluentes e com uma outra maturidade. Em outras palavras, os futuros profissionais trabalham no desenvolvimento de suas outras competências antes mesmo do início da vida acadêmica.

No mercado de trabalho, as experiências internacionais são positivas tanto pelo idioma como pela sinalização de determinadas características, como autonomia e flexibilidade. Em um cenário profissional que valoriza, cada vez mais, as soft skills, unir fluência a habilidades socioemocionais é garantir muitos pontos a seu favor.

O ensino-aprendizagem do inglês no colégio

Apesar dessas serem dicas valiosas para praticar o idioma, é preciso ter uma base sólida de ensino para possibilitar ao máximo as experiências sociolinguísticas. Além do acesso ao estudo do inglês na infância e adolescência, é fundamental rever a forma como é ensinado. Afinal, quanto mais imersiva for a proposta pedagógica nesse sentido, mais intuitiva será a aquisição do novo idioma. Aqui no pH, nós pensamos assim, por isso, contamos com uma forte vertente de internacionalização.

Os alunos e as alunas têm acesso ao High School em contraturno, em que podem cursar um currículo escolar norte-americano inteiramente em inglês, tendo a possibilidade de naturalizar o uso da língua, adquirindo fluência, fluidez no discurso e um diploma que dá acesso direto a universidades dos Estados Unidos.

Também promovemos um programa de intercâmbio no Ensino Médio, e nessas viagens pedagógicas e de imersão internacionais, os estudantes entram em contato com outras realidades sociais e culturais, fortalecendo o aprendizado do inglês.

O nosso colégio no Rio de Janeiro está sempre pensando no que fazer hoje para construir o amanhã, e as nossas iniciativas deixam claro que estamos preparando os nossos alunos e as nossas alunas para o mundo, como ressalta o Coordenador de Inglês da instituição, Leandro Torres: “Buscamos capacitar o estudante não apenas numa visão não apenas nacional, mas dentro de um escopo internacional na sua educação”.

Toda essa estrutura educacional está diretamente ligada na construção de uma visão e oportunidades mais amplas para esse estudante que não será limitado pelas linhas geográficas ou por conhecimentos raros. 

O objetivo é preparar desde cedo o aluno ou a aluna para descobrir as possibilidades que o mundo oferece, por meio de uma educação multidisciplinar e altamente qualificada com os parâmetros internacionais. Por isso, oferecemos todas as ferramentas para que seu filho possa alcançar voos cada vez mais altos.

Leia o nosso post e confira outros motivos para escolher o Colégio pH!

Quero saber os motivos para escolher o pH!

Postado porpH

Postado em4 de junho de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade