logo Colégio pH

IME/ITA: 3 curiosidades sobre os cursos preparatórios

Alunos do Colégio pH junto a militares do ITA e/ou IME

*Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Os processos seletivos do IME e do ITA são considerados, tanto por professores quanto por estudantes, os mais difíceis do Brasil. Por isso, a concorrência é sempre alta e muito qualificada, exigindo bastante preparação e determinação por parte do candidato. Dessa forma, é importante contar com um curso preparatório com foco nesses vestibulares para garantir a sua vaga nessas instituições tão concorridas e renomadas.

Sendo assim, conheça as 3 principais curiosidades sobre os cursos preparatórios para os processos seletivos do ITA e do IME: o que é ITA e IME, qual escolher e como estudar para as provas de vestibular dessas instituições. Confira agora!

O que é ITA e IME

Tanto o ITA quanto o IME são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Exército Brasileiro. Entretanto, o ITA é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e está vinculado à Força Aérea Brasileira assim como ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Por sua vez, o IME é o Instituto Militar de Engenharia, uma instituição de ensino superior administrada pelo Exército Brasileiro e considerada um centro de excelência e referência nacional e internacional no ensino da Engenharia. Portanto, saiba mais detalhes sobre cada uma das instituições.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O ITA é uma instituição ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e especializada nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Dessa forma, a instituição oferece cursos de graduação em Engenharia e pós-graduação stricto sensu e lato sensu em Engenharia e Física.

Além disso, os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. Os cursos de graduação oferecidos pelo ITA são:

- Engenharia Aeronáutica;

- Engenharia Eletrônica;

- Engenharia Mecânica-Aeronáutica;

- Engenharia Civil-Aeronáutica;

- Engenharia de Computação;

- Engenharia Aeroespacial.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

Dessa forma, o Instituto ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Logo, as opções de curso de graduação do IME são:

- Engenharia Cartográfica;

- Engenharia de Computação;

- Engenharia de Comunicação;

- Engenharia Elétrica;

- Engenharia de Fortificação e Construção;

- Engenharia Eletrônica;

- Engenharia Mecânica;

- Engenharia de Materiais;

- Engenharia Química.

Agora que você já sabe a primeira das principais curiosidades sobre o IME e o ITA, entenda como escolher entre essas duas excelentes e concorridas instituições públicas de Ensino Superior.

IME ou ITA: qual escolher

Após concluir o Ensino Médio, o percurso natural é ingressar no Ensino Superior. Entretanto, muitos estudantes têm dúvidas sobre qual curso ou faculdade é a melhor escolha para prestar o vestibular. Por isso, uma curiosidade muito comum entre os vestibulandos interessados nos cursos de Engenharia é sobre qual instituição de ensino escolher: ITA ou IME?

Sendo assim, saiba, agora, duas informações importantes a se levar em consideração na hora de escolher entre uma instituição ou outra.

Localização

A localização das duas instituições de ensino é um fator importante que deve ser considerado na hora de fazer a sua escolha. Afinal, o Instituto Militar de Engenharia e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica estão localizados em estados brasileiros diferentes.

O ITA está localizado em São José dos Campos, a 90 km da capital paulista. Por sua vez, o IME está no Rio de Janeiro, no bairro da Urca. Dessa forma, a localização das duas instituições pode ser um fator decisivo para a sua escolha. Além disso, a sua preferência por cidades grandes ou pequenas também pode influenciar na decisão final, uma vez que São José dos Campos é uma cidade interiorana e o Rio de Janeiro é uma grande capital.

Carreira

Quem opta pelo IME e passa no vestibular da instituição deve saber que, apesar do instituto estar associado ao Exército Brasileiro, o estudante não precisa seguir carreira militar. Entretanto, a escolha já é feita no ato da matrícula e o primeiro ano de todos os alunos exige treinamento militar. Do segundo ano em diante acontece a segmentação entre quem quer seguir carreira no exército e quem não quer. Vale ressaltar que aqueles que optam pela carreira militar recebem uma ajuda de custo e no último ano adquirem a patente de 1º tenente.

Quem escolhe o ITA também passa por treinamento militar no primeiro ano, porém, a partir do segundo ano não há atividades militares e do terceiro ano em diante o aluno segue o treinamento do exército se desejar seguir carreira na área. Os estudantes militares recebem salário como Aspirante a Oficial e ao fim do curso conquistam a patente de 1º tenente.

Logo, tanto a localização quanto a sua escolha de carreira são fatores importantes que podem determinar qual é a decisão certa para você.

Como estudar para o ITA e IME e o que esperar dos cursos preparatórios

O curso preparatório para o IME e para o ITA é muito importante para quem deseja passar nos vestibulares das instituições. Afinal, com uma concorrência tão alta, uma preparação de qualidade e focada nesses dois vestibulares é fundamental para alcançar o objetivo desejado.

Por isso, para estudar para o ITA e IME conte com um curso preparatório com foco nesses vestibulares, capaz de oferecer ferramentas necessárias para que você possa alcançar o melhor desempenho possível, como aulas de segunda a sábado, professores competentes, monitoria específica para o ITA e IME, avaliações periódicas, exercícios e redações semanais.

Além disso, é importante que o curso tenha uma carga horária significativa das matérias exatas, porém, sem descuidar do Português e da Redação. Afinal, tanto para o vestibular do IME quanto para o vestibular do ITA a redação tem peso importante e pode ser decisiva no resultado final.

Portanto, estão esclarecidas as três principais curiosidades sobre os cursos preparatórios para os vestibulares do IME e do ITA. Sendo assim, agora você sabe o que é IME e ITA, como escolher entre eles e o que esperar do curso preparatório. Logo, já pode começar a se preparar!

Quer receber mais conteúdos úteis como este? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Quero assinar a Newsletter!

Postado porteamamaia

Postado em10 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade