logo Colégio pH

Teste vocacional: qual área combina com o seu perfil?

Alunos do Ensino Médio do pH

Principalmente durante o Ensino Médio, muitos jovens se deparam com a mesma questão: qual profissão seguir? A simples frase pode ser suficiente para gerar incertezas e ansiedade nos alunos.

Contudo, apesar de ser uma decisão importante, deve ser entendida como algo completamente possível de se resolver. Existem formas de se chegar até essa escolha levando em consideração algumas questões.

Continue a leitura deste post e saiba como o teste vocacional e outras ferramentas podem auxiliar nesse processo, visando a uma resolução mais assertiva e alinhada com os ideais de futuro desse aluno para auxiliá-lo na escolha de um curso superior. Confira!

O que é e como fazer orientação vocacional?

A orientação profissional e de carreira caracteriza-se como um auxílio para nortear e facilitar o longo processo que pode ser a escolha da profissão ou a mudança de carreira. Para os jovens em idade escolar, que se veem cada vez mais à porta de uma instituição de ensino superior, esse tipo de profissional realiza seu trabalho focando seus esforços para gerar considerações valorosas, capazes de otimizar e enriquecer o processo de escolha da área de atuação desse estudante.

Em colégios que disponibilizam esse tipo de orientação, é comum os estudantes receberem, desde o primeiro ano do Ensino Médio, provocações que servirão de base para refinar a escolha e possibilitar uma decisão melhor embasada, distante de irrealidades acerca do mercado de trabalho e cada vez mais próxima do real desejo profissional desse jovem. 

Teste vocacional

Apesar de não ser um método aprofundado e mais direcionado, os famosos testes vocacionais são ferramentas que podem ser úteis na hora de se fazer uma primeira consideração e visualizar algumas possibilidades de atuação.

A sua realização baseia-se na análise de características do aluno que, quando juntas, são levadas a algumas opções de profissão que, em teoria, melhor atendem aos aspectos comportamentais descritos no questionário passado anteriormente ao resultado.

Entre as sugestões de profissão, nem sempre os resultados são próximos às áreas pretendidas pelo estudante, mas a tendência é que a maioria esteja relacionada a algumas características, como matérias de maior aptidão para a escolha de exatas, humanas, biológicas ou, até mesmo, profissões focadas em setores que exigem maior ou menor comunicação.

Como ressalta a orientadora vocacional do colégio pH, Camila Moreira, essa realização “está muito atrelado a um conceito de trabalho do século passado - de nasce com uma vocação a um traço de personalidade. Achar os traços para saber onde me encaixo”. Partindo desse conceito, existem outras maneiras de fazer essa escolha. Entenda como!

Mas então, o que levar em consideração na hora da escolha?

Para escolher qual carreira seguir é preciso ter em mente algumas questões que devem ser pensada focando-se os resultados principalmente a longo prazo, como:

- Onde eu quero chegar?

- De que forma eu posso/quero impactar o mundo?

- Quais os meus valores e princípios?

- O que não pode faltar na minha profissão?

A partir dessas respostas, passa a existir um autoconhecimento inicial que faz toda a diferença para uma melhor escolha. Isso porque, para além de uma escolha de graduação, trata-se de um momento que pede uma reflexão mais aprofundada dos ideais e do imaginário desse estudante para entender qual o seu objetivo no mundo e, a partir disso, como fazer para trilhar sua jornada até a profissão que lhe trará não só retorno financeiro mas também satisfação. 

Em resumo, perguntas como essas estão diretamente ligadas e são indissociáveis do que chamamos de projeto de vida.

Como construir um plano de vida?

Para isso, é preciso que, antes da tomada de qualquer decisão, o aluno esteja desenvolvendo aptidões socioemocionais e de autoconhecimento para conseguir compreender seus objetivos e ideais, podendo, então, iniciar o processo de escolha para os próximos passos da sua vida.

Por meio de dinâmicas em grupo, pesquisas, realização de questionários, teste de aptidão profissional, entrevistas e mentorias individuais, o estudante se mune de informações relevantes e exercícios que levam a uma profunda reflexão acerca não só da sua carreira profissional ou vida acadêmica mas de um plano mais amplo que atinge as mais diversas esferas da vida desse jovem e que, quando elaborado de maneira adequada, é um elemento-chave para o aumento de chances desse profissional ser alguém realizado. 

Como destaca a Orientadora vocacional: “Construir um projeto de vida é sobre propósito e intenção de utilizar as ferramentas possíveis para impactar positivamente o mundo à sua volta, de acordo com os valores e objetivos individuais. Trata-se de pensar a longo prazo para que a escolha do curso seja uma instrumentalização do seu fazer no mundo”.

É hora de começar a planejar o futuro!

Para construir um futuro brilhante, é preciso dedicar tempo e análise para compreender os melhores caminhos a serem seguidos nessa jornada. Essa não precisa ser uma decisão imediata, mas construída com o máximo de embasamento possível para diminuir as dúvidas e potencializar os resultados, fazendo com que o futuro seja próximo do que você almeja hoje!

Para isso, é preciso construir uma base sólida de autoconhecimento e compressão; dessa forma, você terá a certeza de que está seguindo de forma consciente e desejada, colhendo os frutos que quis plantar.

Quando preciso, busque orientação em sua instituição de ensino para compreender melhor as suas possibilidades e todas as ferramentas que possam munir você de informação e fundamentar a sua busca por profissões que realmente conversem com os impactos e as realizações que pretende fazer no mundo a sua volta.

Se, durante a sua pesquisa, surgir a necessidade de investir em um curso pré-vestibular no RJ, fique atento a estas sete dicas de ouro para escolher o melhor curso e obter os melhores resultados!

Quero dicas para escolher o melhor cursinho!

Postado porpH

Postado em11 de junho de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade