Skip to main content

Educação inovadora: internacionalização no Ensino Infantil

Educação inovadora

Estar preparado para o mundo de hoje e o de amanhã se tornou uma necessidade cada vez mais aparente. As metodologias de ensino vêm evoluindo para suprir as demandas de um cenário em constante mudança, e uma educação inovadora tornou-se indispensável.

Nós, do Colégio pH, acreditamos que, além da formação educacional e acadêmica, a formação do cidadão também é imprescindível nos dias de hoje. Assim, queremos formar  uma pessoa mais resoluta, dotada de empatia e, acima de tudo, uma pessoa mais feliz e completa.

O colégio do futuro deve ser muito mais do que uma referência de ensino. Ele deve ser um guia que parte desde a primeira infância até a formação de seu aluno protagonista, como um membro exemplar de sua comunidade e sociedade.

O que você vai ver no post:

Vamos lá?

O que é ser aluno protagonista? 

Não há como negar que o choque entre gerações é uma realidade nas salas de aula. Esse é um dos principais desafios dos educadores de hoje. Lidar com crianças e jovens que já nasceram inseridos na era digital e com fácil acesso às informações. 

Para tanto, trazer para a realidade de nossos dias atuais a rotina escolar de nossos alunos é o ponto de partida para a educação inovadora, possibilitando que alunos e professores estejam, de fato, inseridos no mesmo panorama social e cultural, bem como imersos em um ambiente propício à troca de experiências e ideias, além de promover um espaço colaborativo, em que as metodologias de aprendizagem inovadoras sejam um incentivo ao desenvolvimento dos alunos e eles possam praticar a autocrítica e compartilhar conhecimentos com seus colegas.

Assim, o estudante deixa de ser somente um “aluno” para se tornar um aluno protagonista, com liberdade para aprender e fazer novas descobertas por conta própria, em seu próprio ritmo, e sempre contando com apoio  e incentivo de seus professores e colegas.

Dar o devido espaço para que a criança seja, de fato, um indivíduo, que tem suas próprias vontades, interesses e dificuldades é um dos grandes diferenciais da Educação Infantil de hoje. E promover esse tipo de aprendizagem baseado no desenvolvimento cognitivo individual de cada criança é o objetivo final.

Entendendo a importância da ludicidade na Educação Infantil, a escola pode ser, sim, a grande facilitadora para uma formação educacional de seu filho, não apenas como um aluno protagonista, mas também como pessoa e cidadão.

Instigar os alunos com metodologias de aprendizagem que realmente conversem com eles a nível pessoal é nossa prioridade, bem como entender e valorizar o que cada um tem a oferecer como pessoa, dando a eles a possibilidade de ter algo a oferecer, aprendendo consigo mesmos e com os colegas, em um ambiente colaborativo, desde os passos da escolarização, e ajudando-os a entender que todas as pessoas são diferentes e que cada uma tem seu valor a agregar ao grupo com suas qualidades únicas.

Na educação inovadora, a criança, na primeira infância, aprenderá desde cedo o valor do esforço colaborativo e como se tornar um adulto muito mais funcional, completo, feliz e, acima de tudo, preparado para o mundo que o aguarda.

O que a escola inovadora tem a oferecer?

Em nossa escola, o valor devido é dado a cada aluno cuja participação em todo o processo de aprendizagem é incentivada. Dentro e fora da escola, o aluno será instigado a explorar e descobrir ainda mais o mundo que o rodeia, buscando, de forma ativa, aquilo que seja do seu interesse.

A promoção desse comportamento será ainda mais prática e orgânica com o uso de recursos tecnológicos, que darão a ele mais autonomia na hora de aprender de forma interativa.

Tendo como guias seus professores, os alunos terão voz ativa durante debates e trocas de ideias com seus colegas, aprendendo como partilhar suas opiniões e experiências em um ambiente respeitoso e inclusivo, para que todos participem.

Esse será o processo pedagógico principal a ser seguido, em que os conceitos de hierarquia e de estruturas rígidas da educação tradicional serão substituídos por salas de aula livres de forma e os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos e da maneira que se sentirem mais confortáveis e seguros de si mesmos.

A sala de aula deixa de ter uma forma única e inflexível e passa a ser modular cuja disposição fica a critério dos alunos. 

Desde o primeiro momento, os alunos têm papel ativo, não só em relação ao formato das aulas mas também ao próprio espaço onde poderão fomentar seu aprendizado.

Aprendizado internacionalizado

Instigar essa participação dos alunos também é importante para sua inserção no mundo de hoje, em que o contato com a cultura internacional se faz presente no dia a dia dos estudantes.

A internacionalização do aprendizado será uma peça-chave para que o aluno protagonista tenha contato com um mundo que vai muito além da sua sala de aula, aprendendo com assuntos e conceitos que serão pertinentes a ele e que agregarão muito mais valor a sua evolução como pessoa.

O entendimento, desde cedo, de que o mundo é muito maior do que o aluno conhece no momento lhe dará uma perspectiva muito mais aberta e curiosa sobre o que o aguarda.

Portanto, o contato com outros idiomas e com a cultura de outros países em um ambiente onde ele estará livre para experimentar e praticar com seus colegas será muito mais relevante e convidativo em comparação com o aprendizado regular de idiomas, já que, no ambiente colaborativo do Colégio pH, o aluno terá a oportunidade de usar o novo idioma da maneira que se sentir mais seguro. Seja com seus colegas, seja com seus professores, a chance de praticar seu novo vocabulário brincando removerá as barreiras que poderiam inibi-lo na hora de usar o novo idioma.

Tudo isso é possível pois nosso ambiente está totalmente livre de julgamentos ou reservas que podem causar desconforto aos nossos alunos. Aqui, eles estarão sempre amparados para aprender no seu próprio ritmo, o que gerará uma experiência de aprendizado muito mais rica e completa para cada um de nossos alunos.

O Colégio pH acredita que uma educação inovadora e diferenciada pode, sim, gerar melhores pessoas para um futuro melhor. Venha visitar uma de nossas unidades e conhecer mais o nosso método de ensino.

Leave a Reply

doze − 10 =