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Ensino Fundamental II: anos finais e a transição de etapa

Ensino Fundamental II anos finais

Durante o período que engloba o Ensino Fundamental I e II, os alunos passarão pela transição da infância para a adolescência. Os Anos Finais do Ensino Fundamental são uma fase de desafios e de transformações na vida dos estudantes.

Lidar com a fase do Ensino Fundamental II e da transição de nível e ainda manter o processo de aprendizagem de qualidade será uma missão árdua, não só para os alunos, mas igualmente para os educadores.

Esse será um rito de passagem que irá marcar a vida dos adolescentes e prepará-los para o Ensino Médio e, ocasionalmente, o Ensino Superior.

Neste artigo você confere:

Vamos lá?

Do 5º para o 6º ano : O que esperar?

Para que a  transição do 5º para o 6º ano seja tranquila e sem maiores problemas emocionais para os alunos, um esforço conjunto por parte da instituição será necessário.

Para tanto, vamos entender melhor algumas das medidas a serem tomadas para que o processo de transição seja o mais agradável possível e possamos manter os ânimos calmos e em ordem.

Apresente os novos professores ainda no 5º ano

Durante o último ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante que os alunos já conheçam aqueles que serão seus futuros professores quando passarem para o 6º ano.

Cabe à instituição promover esse encontro entre os alunos e os educadores de maneira informal e convidativa. Incentivando um bate-papo para que os alunos possam fazer perguntas e expressar suas opiniões e dúvidas.

A criação desse ambiente aberto proporcionará aos alunos um melhor alinhamento de suas expectativas, deixando-os melhor preparados para a mudança na didática que virá com cada novo professor.

Isso diminuirá a ansiedade e os fará se sentir mais confortáveis com a transição, pois o medo do desconhecido já deixa de ser um fator.

Preparando os alunos do 5º ano para a transição ainda na sala de aula

Como previsto pela BNCC, do 6º ano em diante é esperado que os alunos desenvolvam maior autonomia em seus estudos. Por isso, prepará-los de maneira eficaz será essencial para que eles possam assumir maiores responsabilidades.

Alinhar as expectativas dos alunos tornará o processo de transição muito mais fácil de lidar, e  diluir parte do conteúdo que será abordado no 6º ano ainda no 5º é uma prática benéfica quando bem aplicada.

Pois dessa forma, o professor do 5º ano já agirá como um facilitador ao introduzir não apenas os tópicos que serão abordados no ano seguinte, mas também ao apresentar aos alunos tarefas e atividades que serão rotineiras no 6º ano.

Até mesmo uma introdução leve aos trabalhos interdisciplinares que serão tão comuns do 6º ano em diante, quando apresentados de uma forma lúdica, poderá ser de grande valia para que os alunos não se sintam intimidados quando a hora chegar.

Convide os alunos a conhecer onde vão estudar no 6º ano

Para evitar que os alunos se sintam perdidos durante a transição para o 6º ano, convide-os a conhecer toda a escola. Apresente as salas, cantina, laboratório e até indique onde estão os banheiros.

Dessa maneira, o aluno já terá uma noção mais concreta do seu novo ambiente. Terá a autonomia de que precisa para se localizar dentro da escola e, por consequência, o jovem se sentirá mais seguro, visto que não precisará mais fazer tantas perguntas para se encontrar nas dependências da instituição.

Facilite a transição do começo ao fim

Ao final do 5º ano, por que não organizar uma pequena integração com o que aguarda os alunos no ano seguinte? Apresente aos alunos de forma simples e objetiva aquilo que eles podem esperar.

Com o auxílio de atividades lúdicas ou até mesmo com uma cartilha que eles possam consultar para sanar as dúvidas mais frequentes, o aluno terá uma base mais sólida antes das férias sobre como será sua rotina escolar no próximo ano.

Da mesma forma que no primeiro dia de aula do 6º ano, elaborar e receber os alunos com uma integração poderá ser de grande valia para sua adaptação.

Relembre o que foi visto na cartilha ou no último dia de aula, promova palestras e conversas abertas onde todos possam participar. Fale com os alunos sobre as mudanças no currículo escolar e sobre como estudarão suas disciplinas de agora em diante.

Seja informativo e faça os alunos se sentirem bem recebidos e, principalmente, acolhidos pela instituição.

Foco no alinhamento entre pais e professores

Ter o monitoramento constante dos alunos, não só por parte dos professores, mas igualmente por seus pais e responsáveis será indispensável nesse momento, já que a transição para os anos finais do ensino fundamental é um período delicado.

Ter reuniões de pais e responsáveis agendadas ao término do 5º ano será essencial para que o mesmos estejam cientes das mudanças que ocorrerão e aptos a dar todo o suporte necessário para seus filhos durante esse momento.


Sendo essa responsabilidade por parte dos pais, por parte da instituição e, principalmente dos professores, pois é seu papel  monitorar os alunos e se certificar de que eles estejam bem emocionalmente e motivados para prosseguir em suas jornadas educacionais de forma coesa.

Nesse momento, a atenção deve ser redobrada aos alunos do 6º ano. Dessa forma, na possibilidade de algum aluno ter problemas de desempenho ou sinta outras dificuldades na sua rotina escolar, os professores e coordenação de ensino estarão melhor preparados para um diagnóstico mais rápido e preciso.

Com o monitoramento constante ao longo do ano e com o auxílio da instituição e dos responsáveis, o aluno estará amparado no caso de qualquer eventual obstáculo que ele venha a encontrar no caminho.

Assumindo responsabilidades

Lidar com os alunos durante essa fase pode ser desafiador, uma vez que eles estarão passando não só pela mudança da sua rotina escolar, mas também por mudanças fisiológicas e psicológicas.

Durante esse período, seu comportamento mudará de forma drástica e para que isso não se torne um detrator em seu aprendizado, será papel do professor assegurar que o aprendizado seja a prioridade.

Agora é a hora de atribuir mais responsabilidade aos alunos, para que atitudes tão comuns dessa época como a negligência e a falta de disciplina e atenção, não sejam incentivados, mas sim que sejam lidados de maneira didática.

É aqui que os alunos deixam de ser crianças e devem passar a assumir responsabilidades com maior seriedade.

Obviamente que esse momento pode ser confuso para eles, mas quanto antes os alunos compreenderem suas atribuições, mais rápida será sua adaptação. 

Assim, apresentar aos alunos um plano de aulas que lhes ofereça uma rotina de estudos coesa e que exija da sua atenção, será a chave para que entendam de forma plena que o não cumprimento de suas responsabilidades trará consequências.

Mas nem tudo precisa ser sério e irredutível, já que muitas dessas atividades também podem ser introduzidas por meio  de práticas mais lúdicas. Assim, a atenção dos jovens  será cativada e, por consequência, eles entenderão melhor a mensagem e como seguir daqui em diante.

Para conhecer ainda mais sobre a transição dos alunos do 5º para o 6º ano, acesse nosso site e conheça as outras postagens em nosso blog, onde discutimos sobre os valores da educação e como formar melhores alunos e cidadãos.

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