Se você nunca parou para pensar na importância do hábito de leitura nas crianças, mesmo durante o período em que elas ainda não sabem ler, então, este post foi feito especialmente para você e será muito útil para o seu relacionamento com as crianças!
Em nosso blog, explicaremos sobre a importância da leitura na Educação Infantil, além de darmos algumas dicas de como você pode estimular naturalmente o gosto pelo hábito de ler nos pequenos antes mesmo deles aprenderem a ler.
O que você verá neste post:
Confira neste blog:
Boa leitura!
A importância da leitura na Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças
Você pode estar se perguntando: mas por que investir no hábito de leitura em bebês e crianças que ainda não sabem ler? A verdade é que os benefícios desse ato vão muito além de incentivar a alfabetização em si, porque abrangem todo o desenvolvimento dos pequenos.
Quando um pai começa a ler para um bebê, ele está ajudando a desenvolver sua atividade cerebral e inteligência, pois o hábito faz com que a criança desenvolva as suas conexões neurológicas. Além disso, a criança também fica feliz de passar um momento divertido com seu ente familiar.
Mesmo que o pequeno não entenda o que está sendo falado, ele já começará a ter as primeiras noções sobre como desenvolver esse hábito, pois verá a mudança da entonação, além de aprender como se veem as páginas.
Assim que as crianças começam a, de fato, aprender a ler, diversos outros benefícios podem ser vistos, como:
- Melhorar a sua fala;
- Desenvolver o poder de observação e concentração;
- Aumentar o seu vocabulário;
- Melhorar seu pensamento lógico;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Aprimorar o seu desenvolvimento emocional;
- Fortalecer o vínculo entre a criança e quem está lendo para ela.
Como a leitura na primeira infância pode aprimorar o crescimento emocional?
Como você pode perceber, não é apenas o ato de ler que oferece benefícios para as crianças. O próprio momento de leitura pode ser bastante benéfico para o crescimento emocional e social dos pequenos.
Por meio da leitura, ao ouvir histórias dos seus pais, as crianças começam a entender os seus próprios sentimentos, além de aprender qual a melhor maneira de lidar com cada um deles.
Muitas vezes, a criança pode estar sentindo algum tipo de emoção que nunca havia experienciado antes, mas consegue encontrar, na leitura, um nome para ela e se identificar com os personagens que também a estão sentindo na história.
Veja também:
- Projeto ONU: pensamento crítico e o poder de argumentação;
- Educação Infantil: crescimento emocional, físico e social;
- Saúde física e mental: os principais benefícios do esporte.
Como estimular o gosto pela leitura
Até aqui, você entendeu qual a importância da leitura na primeira infância e alguns benefícios que isso pode causar no desenvolvimento das crianças. Agora, confira algumas dicas para tornar esse processo mais fácil para você e para o seu filho:
- Seja um exemplo para o seu filho;
- Leia para a criança desde cedo;
- Entenda qual o tipo de leitura mais adequado para o seu filho;
- Deixe livros espalhados pela casa;
Quer entender como colocar em prática cada uma dessas dicas? Então, continue a leitura!
Seja um exemplo para o seu filho em hábito de leitura
Uma das principais dicas para fazer com que a criança desenvolva mais rapidamente o hábito de leitura é ter os pais como exemplo. Coloque-se na situação do seu filho: imagine que o resto da família está fazendo outras coisas, enquanto só ele precisa ler.
Nessa contextualização, a criança acaba interpretando a leitura como uma obrigação e, por conta disso, pode se mostrar relutante em fazê-la. Quando toda a família se junta para ler livros, ela entende que isso é uma nova brincadeira, a motivando a continuar o hábito durante o seu crescimento.
Leia para a criança desde cedo
Outra maneira de fazer a criança gostar de ler e cultivar esse hábito mais rápido é começar a ler para ela desde cedo, até mesmo quando ela ainda não tenha a mínima noção do que as palavras ditas significam.
No começo, deixe com que a criança brinque com o livro, pegando com as próprias mãos e observando as ilustrações de letras impressas. Conforme ela vai se desenvolvendo, começará a juntar as primeiras palavras e, dessa forma, começará a ler efetivamente.
Entenda qual o tipo de leitura mais adequado para o seu filho
É muito importante certificar de que será mais difícil fazer com que ele desenvolva o hábito se ele não estiver motivado a isso. Dessa forma, você deve buscar obras que sejam adequadas para sua idade e que sejam de temas que ele venha gostar.
Para descobrir isso, você pode prestar atenção nos tipos de brinquedos e brincadeiras que os pequenos mais gostam, além de apresentá-los a vários tipos de livros para identificar aqueles que eles mais gostaram.
Deixe livros espalhados pela casa
É importante que as crianças tenham livre acesso aos livros. Por isso, busque guardá-los em locais em que a criança possa ver e pegá-los quando quiser. A ideia é que eles sejam vistos como brinquedos também.
Também é interessante que os pais criem uma rotina de leitura com os filhos, como, por exemplo, dedicar uma hora antes de dormir para ler alguma historinha para a criança, ou até mesmo durante as brincadeiras do dia.
Resumindo: a leitura na primeira infância é muito necessária porque permite que a criança tenha contato com a leitura mesmo antes de aprender a ler, além de auxiliar no seu desenvolvimento cerebral.
E aí? Conseguiu entender qual a importância do hábito de leitura na primeira infância e como você pode estimular esse hábito em seu filho? Em pouco tempo, ele poderá se tornar um apaixonado pela leitura, o que será ótimo para o seu futuro!
A leitura pode auxiliar no ganho de autonomia da criança. Confira este outro post em nosso blog em que mostramos que há outras atividades realizadas para desenvolver essa habilidade em nossos alunos do Ensino Fundamental I.