logo Colégio pH

Como controlar a ansiedade antes da prova? As 6 dicas!

Alunos do Colégio pH durante prova.

A ansiedade antes da prova ou até mesmo durante o período de estudos e preparação para o Enem ou vestibular é muito comum. Dessa forma, até mesmo estudantes bem preparados não conseguem alcançar o resultado desejado devido a questões emocionais que os prejudicam. 

Além dos fatores socioemocionais que ocasionam esse malefício, nos encontramos em um momento delicado, por conta da pandemia do coronavírus. Em setembro de 2020, recebemos a mestre em educação e psicóloga Mariana Tavares em nosso programa especial pH Conectado a Você. Segundo a especialista, uma das consequências mais corriqueiras durante o período atual é o aumento das oscilações no humor e as constantes mudanças de comportamento entre os jovens.

Entretanto, os alunos e alunas que sabem como neutralizar os sintomas da ansiedade para estudar, aumentam o seu nível de concentração e tendem a apresentar um excelente desempenho acadêmico. Por isso, é fundamental aprender como se acalmar antes de uma prova para melhorar a performance escolar e passar no vestibular.

Sendo assim, preparamos este conteúdo com as 6 melhores dicas para você saber como reduzir a ansiedade antes da prova e alcançar excelentes resultados na escola, no Enem e no vestibular. Confira agora!

Prepare-se bem para a prova

Uma boa preparação é essencial para que o aluno ou a aluna sinta-se confiante, e a confiança é uma arma poderosa contra a ansiedade. Ou seja, quanto maior e melhor for a preparação para a prova, maior o sentimento de segurança e confiança, consequentemente, menor a ansiedade.

Por isso, aposte em um bom planejamento e uma rotina de estudos, busque por disciplina, mas também reserve um momento para descanso. Além disso, conte com professores e tutores qualificados para acompanhar você nessa jornada.

Mas fique tranquilo! Caso os sintomas da ansiedade continuem, não significa que a sua preparação foi falha ou errônea! 

Mantenha o foco nos pensamentos positivos

A ansiedade gera diversos pensamentos negativos e o sentimento de que nada vai dar certo. Fuja disso! Foque nos pensamentos positivos, lembre-se que você se preparou bem para aquele momento e tenha convicção de que vai passar no Enem e no vestibular ou conseguir a nota que deseja em uma prova da escola.

Quem sabe manter o foco nos pensamentos positivos, sabe como diminuir a ansiedade para estudar. Portanto, pratique exercícios diários para evitar a negatividade e focar em tudo o que é bom e positivo. Por exemplo, a prática de meditação guiada é uma dica interessante para alcançar um estado mental confiante e otimista.

Segundo a especialista Mariana Tavares, é vital ter noção da importância de aceitar o que não se pode mudar. Tal afirmativa não significa que concordamos ou aprovamos tal situação, porém devemos olhar para os desafios com outra perspetiva, buscando enxergar os aspectos que nos favorecem. 

Durma bem para evitar a ansiedade antes da prova

Dormir cedo e dormir bem é muito importante no controle da ansiedade antes da prova. Afinal, quando temos uma boa noite de sono, o nosso corpo e a nossa mente descansam e despertam preparados para enfrentar os desafios de um novo dia.

Por isso, na noite anterior à prova, vá para a cama mais cedo do que o horário habitual. A ideia é relaxar bastante o corpo e a mente, então, aposte em um bom banho relaxante e, talvez, um chá com efeito calmante antes de dormir. Outras boas opções são manter o ambiente escuro e sereno, desconectar-se de aparelhos eletrônicos e dar atenção ao ato respiratório. Mais uma vez, a prática de meditação guiada é uma boa recomendação. Além disso, lembre-se de manter o foco nos pensamentos positivos.

Tenha uma alimentação saudável

Alimentos como frituras, bebidas alcoólicas ou produtos industrializados, e até mesmo café em excesso, podem atrapalhar o funcionamento do corpo e aumentar a ansiedade. Por isso, uma dica muito importante é se alimentar de forma saudável. Ou seja, coma alimentos leves e nutritivos, bons exemplos são frutas, verduras e legumes.

Vale ressaltar que uma boa alimentação é essencial não apenas no período próximo a realização da prova, mas durante toda a etapa de preparação para o exame. Afinal, a ansiedade atrapalha a capacidade de concentração e compromete os estudos.

Com isso, experimente preparar alimentos leves e saborosos a partir de receitas próprias, até descobrir o seu gosto próprio! Além de ajudar na saúde física, será um ótimo passatempo culinário!

Foque na organização

Um dos pontos importantes no planejamento antes dos exames, é organizar o seu material, pelo menos, na noite anterior. Assim, no dia da prova, você vai ter menos coisas com o que se preocupar e vai ficar mais calmo. Por isso, já separe o lápis, a caneta, os documentos, a água, etc.

Além disso, programe-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecipação. A preocupação com o horário e a possibilidade de atrasos podem ser um considerável risco para desenvolvimento de um quadro de ansiedade. 

Exercite a prática de descompressão

Descompressão é o ato de aliviar o que está sob efeito de pressão. Portanto, uma vez que a realização de uma prova, especialmente o vestibular ou o Enem, exige muito e coloca muita pressão sobre o estudante, é importante praticar a descompressão e se livrar desse peso que gera bastante ansiedade. Dessa forma, aposte em técnicas de respiração, massagens, meditações, atividades físicas e demais atividades que acalmam e aliviam a pressão.

Sabendo disso, participe de oficinas de descompressão durante todo o período de estudos e preparação para o vestibular e o Enem. Afinal, ter momentos de relaxamento e descontração ajuda a aprender melhor o conteúdo estudado. Com isso, invista em atividades como meditação, yoga, massagem relaxante e estimulante, alongamento, caminhada, natação e conversas motivacionais que aumentam a autoconfiança e promovem o autoconhecimento. Isso é importante não apenas para enfrentar as dificuldades do vestibular, mas também da vida.

Vale ressaltar que as dicas deste post são baseadas em orientações médicas, no artigo O Problema da Ansiedade nas Provas: Perspectivas Contemporâneas e na segunda edição do pH Conectado a Você

Dito isto, se dedique aos exercícios que estimulam a diminuição da ansiedade nos momentos pré-vestibular, e foque na boa preparação e nos aspectos positivos deste momento de aprendizado. Com isso, certamente seu desempenho acadêmico apresentará nítidas melhoras e você estará apto a superar mais esse desafio!

Enfim, essas são as 6 melhores dicas de como diminuir a ansiedade antes da prova para alcançar o resultado desejado no vestibular, no Enem ou nas provas escolares e, então, conquistar uma vaga nas mais renomadas universidades do país.

Este conteúdo foi útil para você? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail conteúdos como este!

Quero assinar a Newsletter!

Postado porpH

Postado em1 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade