logo Colégio pH

Como melhorar a interpretação de texto? Os 5 melhores exercícios!

Aluno utilizando-se de técnicas de interpretação de texto

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para o bom desempenho do estudante no Enem  e nos outros vestibulares, além de ser um fator importante para o desenvolvimento das competências do dia a dia. Por isso, é essencial que os alunos e alunas pratiquem exercícios de interpretação de texto no Ensino Médio. Afinal, por meio de uma boa metodologia para trabalhar a leitura e a interpretação de texto, o estudante pode se destacar nos processos seletivos e conquistar uma vaga nas melhores universidades.

Sendo assim, aprenda a como melhorar sua capacidade de interpretar textos com  5 exercícios e aumente suas chances de conquistar um excelente desempenho acadêmico e ótimos resultados nas provas de vestibular. Confira agora!

Crie o hábito da leitura 

Esse é um exercício óbvio, mas sempre necessário de ser lembrado, pois a prática constante da leitura é o melhor dos exercícios para aprimorar a interpretação de texto. Isso acontece porque o hábito da leitura estimula e fortalece as sinapses do cérebro e expande o vocabulário.

Vale ressaltar que a leitura fortalece a construção de uma linha coerente de raciocínio, fundamento importante na elaboração de um texto de qualidade. A captação de informações relevantes também é um ponto positivo consequente da prática da leitura, além de ser uma ótima opção para ser utilizada como fonte para a sua produção textual.

Dessa forma, é importante contar com um colégio particular no Rio de Janeiro que aposta em exercícios e textos para interpretação no Ensino Médio. Logo, o Colégio pH enfatiza a prática de interpretação de texto, a redação e a interdisciplinaridade. Além disso, os alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio contam com aulas direcionadas, pautadas no debate e na discussão das diferentes perspectivas, além de simulados dos vestibulares mais concorridos do Rio de Janeiro, um exercício que fortalece a prática de interpretar textos.

Exercite a prática da leitura prévia

Um erro comum é ignorar a leitura prévia de um texto. Ou seja, muitos não se atentam a indicadores importantes que podem dizer muito sobre um discurso, como o título, uma imagem, a estrutura e demais recursos linguísticos. Além do mais, é fundamental observar o gênero textual, a data e o local (essas informações dizem muito sobre o contexto histórico e social da narrativa), quem é o autor e o canal pelo qual aquele discurso foi divulgado.

Para realizar tal análise acerca dos aspectos observados a partir da leitura prévia do texto, é necessário a absorção do máximo de elementos históricos, sociais e culturais. Para isso, além da leitura de jornais e livros didáticos, é preciso estar em um ambiente que integre os conteúdos, a partir de uma metodologia interdisciplinar.

Por isso, no nosso colégio, os estudantes do Ensino Médio contam com um projeto amplo de pesquisa e criação, onde partem de um tema comum e desenvolvem e apresentam o resultado de suas investigações e reflexões. Dessa forma, o aluno e a aluna são estimulados a desenvolver um olhar mais crítico e observar com atenção o material de estudo e os acontecimentos no mundo à sua volta

Treine a habilidade da leitura estratégica

A leitura estratégica consiste em ler o texto já procurando por informações necessárias para entender a ideia central do discurso. Ou seja, o leitor observa cada fragmento do texto e reconhece a lógica do pensamento do autor, encontrando com facilidade as informações específicas e necessárias para interpretar o artigo.

Sendo assim, treinar a habilidade da leitura estratégica é essencial para um bom desempenho no Enem ou vestibular. Afinal, com essa prática é possível compreender o texto de forma objetiva, permitindo uma interpretação rápida e certeira.

Mas, atenção! Uma leitura estratégica não é uma leitura rápida. Aliás, confundir essas duas coisas pode ser um erro terrível. À medida que o objetivo da interpretação de texto com a prática da leitura estratégica é identificar todas as informações relevantes, por sua vez, a leitura rápida pode facilmente deixar escapar algum elemento pertinente.

Logo, treinar a habilidade da leitura estratégica é um dos melhores exercícios para aprimorar a capacidade de interpretação de texto no Ensino Médio e conquistar um bom desempenho nas provas do Enem e dos outros vestibulares.

Faça perguntas que ajudam na interpretação de texto

Uma forma de compreender a ideia central do texto e extrair as informações relevantes colocadas pelo autor, é fazer perguntas pontuais para cada um dos parágrafos do conteúdo. 

Em nosso colégio, utilizamos essa estratégia como um dos pontos principais na construção de texto, além do uso em nosso programa ‘’Terça da Redação’’, em nossas redes sociais. Com essa prática, além de desenvolver uma linha de raciocínio para guiar a interpretação, também é possível enxergar com mais facilidade a estrutura do texto.

Portanto, a primeira pergunta que deve ser respondida é “sobre o que este texto fala?” Depois, observe cada um dos parágrafos e desenvolva perguntas para eles. Vamos tomar como exemplo um texto que fala sobre tecnologia:

- no primeiro parágrafo, são apresentados novos recursos tecnológicos; 

- no segundo parágrafo, o autor discorre sobre como esses recursos estão sendo utilizados na atualidade;

- no terceiro parágrafo, são apresentadas as previsões para o futuro da tecnologia.

Sendo assim, as perguntas que o leitor pode fazer para cada um dos parágrafos são:

- quais são os novos recursos tecnológicos? 

- como esses recursos estão sendo utilizados na atualidade?

- qual é o impacto do uso desses recursos na sociedade?

- qual a previsão para o futuro da tecnologia?

Dessa forma, ao encontrar no texto as respostas para essas perguntas, o estudante consegue interpretar o discurso com maior facilidade e é capaz de responder as perguntas sobre o artigo, além de apresentar maior facilidade na construção de um texto com desenvolvimento sucinto e que aborde o tema com a coerência necessária.

Pratique o exercício de criar paráfrases

Uma paráfrase é um novo discurso sobre um texto. Ou seja, são outras palavras para explicar ou esclarecer o conteúdo que está sendo parafraseado. Portanto, a prática de parafrasear nada mais é do que expressar, com as suas próprias palavras, o que foi dito pelo texto que você leu.

Logo, praticar o exercício de criar paráfrases desenvolve a interpretação de texto e, ao mesmo tempo, aprimora a habilidade de escrever uma redação. Além disso, é uma ótima forma de treinar o pensamento crítico e expressar as suas próprias opiniões. Essa informação pode ser afirmada com base no estudo Escrever para aprender: a escrita enquanto estratégia para melhorar a compreensão de textos, de Sara Filipa Barros Pinto, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O nosso colégio sabe a importância do poder argumentativo e estimula essa habilidade através de debates pautados no diálogo sincero, aulas que integram diferentes disciplinas e atividades socioculturais que aguçam o pensamento crítico. Nos debruçamos sobre este aspecto pois acreditamos que alunos e alunas que apresentam discursos consistentes  elevam seu potencial e aumentam suas chances de obter um desempenho de excelência

 Portanto, seguindo as normas da BNCC para o Ensino Médio, o Colégio pH trabalha com metodologias que colaboram com o desenvolvimento dos alunos. Como resultado de um trabalho feito com dedicação, eficiência e foco nas conquistas, nossos alunos obtiveram excelentes resultados no Enem (SiSU) 2018, incluindo três notas 1.000 na Redação.

Vale ressaltar que essas dicas possuem base teórica no artigo Estratégias de Leitura, Análise de Interpretação de Textos na Universidade: da Decodificação à Leitura Crítica.

Sendo assim, leia um artigo ou argumento e aplique todas as dicas de interpretação de texto que foram dadas neste post, depois elabore uma paráfrase e expresse a sua opinião sobre o assunto. Esse exercício vai garantir a sua compreensão sobre o conteúdo lido e contribuir para a sua capacidade de escrita. Além do mais, outra dica relevante é criar o hábito de ler paráfrases, de forma que seja possível comparar diferentes argumentos sobre um mesmo tema.

Agora você está pronto para praticar esses 5 exercícios e melhorar a sua interpretação de texto para conquistar grandes resultados.

Seja um aluno ou aluna pH e tenha uma preparação de excelência! Estamos com matrículas abertas!

Quero saber sobre matrículas!

Postado porpH

Postado em26 de fevereiro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade