logo Colégio pH

Habilidades socioemocionais: como são aplicadas em sala de aula?

Alunos e professora durante atividades de desenvolvimento de habilidades socioemocionais

As competências socioemocionais são essenciais ao desenvolvimento humano, afinal, é por meio delas que conseguimos resolver problemas, nos comunicar bem, aproveitar novas experiências, conviver em sociedade, e evoluir de acordo com o que foi assimilado. Portanto, é dever da escola abordar práticas pedagógicas que estimulem tais habilidades nos estudantes da Educação Básica.

Sendo assim, saiba como as crianças e os adolescentes desenvolvem as habilidades socioemocionais no ambiente escolar durante o Ensino Fundamental anos finais. Confira agora!

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades humanas que nos permitem lidar com as nossas emoções durante os desafios cotidianos enfrentados no convívio social. Logo, as habilidades socioemocionais estão ligadas à capacidade do ser humano de conhecer, conviver, comunicar, trabalhar, ser, etc.

Dessa forma, desenvolver tais capacidades é essencial para o gerenciamento de emoções, proporcionando relações sociais saudáveis e soluções eficazes para os problemas do dia a dia. Além disso, com o domínio dessas habilidades, evita possíveis tensões e crises relacionadas ao lado emocional. Afinal, as competências socioemocionais estão relacionadas com a nossa capacidade de pensar, sentir, decidir e agir.

É importante enfatizar que, de acordo com o artigo Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho, as habilidades socioemocionais podem auxiliar os jovens a desenvolver competências profissionais. Além disso, o domínio das competências socioemocionais não são atributos inatos e, portanto, são capacidades que devem ser adquiridas ao longo do processo de socialização familiar, educacional e profissional.

Por isso, é extremamente importante incluir o desenvolvimento dessas capacidades na grade curricular e no plano de aula da Educação Básica. Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define uma série de habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais como aprendizagens essenciais aos estudantes.

Portanto, agora que você já entendeu o que são competências socioemocionais, conheça as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular como fundamentais ao aprendizado na Educação Básica.

Quais as competências socioemocionais determinadas pela BNCC?

De acordo com a BNCC, os alunos da Educação Básica devem desenvolver, ao menos, 10 habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais. São elas:

- entender e explicar a realidade por meio dos conhecimentos do mundo físico, social, cultural e digital, de forma a colaborar com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

- a curiosidade intelectual, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;

- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;

- utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo;

- compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva;

- valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;

- argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta;

- conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros;

- exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação sem preconceitos de qualquer natureza;

- agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Ou seja, os estudantes devem desenvolver competências socioemocionais como a autonomia, a empatia, a responsabilidade, o diálogo, o autoconhecimento, entre outras. Para isso, o colégio deve contar com práticas pedagógicas eficientes que estimulem essas habilidades. Portanto, saiba, agora, como são aplicadas as competências socioemocionais no Fundamental II do Colégio pH.

Como são aplicadas as competências socioemocionais no Ensino Fundamental II?

O pH é um colégio particular no Rio de Janeiro com diversas práticas pedagógicas com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais. Afinal, no Ensino Fundamental anos finais, os nossos alunos e as nossas alunas são estimulados a observar, analisar e desenvolver suas capacidades de reflexão e de interpretação. 

Além disso, o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI, como autonomia e proatividade, é estimulado por meio de diálogos em vários momentos de reflexão sobre a convivência em sociedade.

Sendo assim, conheça alguns diferenciais e projetos educacionais do nosso colégio para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.

O Líder em Mim

O Líder em Mim é um programa com metodologia baseada em estudos da Fundação FranklinCovey. O objetivo do programa é incentivar e dar toda a orientação a fim de promover o aprendizado da liderança, como a proatividade e o planejamento.

O resultado são alunos e alunas que aprendem a lidar com situações difíceis e instigantes do cotidiano, aprimorando sua habilidade de expressão e aumentando sua autoestima. Além disso, nossas unidades são consideradas referências internacionais do programa, certificadas como Escolas Faróis.

pH Arte, Cultura e Ciência

Um projeto amplo de pesquisa e criação que resulta em artigos, experimentos, espetáculos, shows, poemas, obras de arte, peças publicitárias, campanhas, podcasts e muito mais. Logo, com a orientação de um professor, este projeto permite aos alunos a oportunidade de investigar e refletir sobre um tema comum por meio de olhares atentos e criativos.

Artes Integradas

As aulas de artes no Fundamental II são um momento importante para a expressão crítica, o desenvolvimento do pensamento criativo e o estímulo da capacidade argumentativa dos estudantes.

Reuniões lideradas pelos alunos

Ao longo do ano, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de nossos alunos e alunas, agendamos encontros liderados pelos próprios estudantes. Dessa forma, os alunos e alunas têm o espaço de fala e se expressam sobre seu desempenho cognitivo, comportamental e socioemocional, traçando planos de ação para seu crescimento global junto com seus responsáveis e com a escola.

Metodologias Ativas e Cooperativas

As Metodologias Ativas e Cooperativas criam um ambiente no qual o aluno é protagonista de seu processo de aprendizagem, tornando-se mais autônomo e engajado. Dessa forma, por meio dessas metodologias e com a parceria de seus colegas, o estudante desenvolve suas habilidades socioemocionais.

Formação Multicultural

Conhecer, compreender, analisar e apreciar a pluralidade cultural são habilidades socioemocionais fundamentais para combater os conflitos e preconceitos sociais. Portanto, ensinar a respeitar e valorizar o convívio harmônico das mais diversas culturas é um compromisso do nosso colégio. Por isso, nossos estudantes do Ensino Fundamental II contam com uma formação multicultural.

Portanto, está claro o que são competências socioemocionais, quais as capacidades que devem ser estimuladas de acordo com a BNCC e como o Colégio pH trabalha o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula.

Quer conhecer ainda outras propostas pedagógicas e mais diferenciais do Colégio Ph? Então, agende uma visita agora mesmo!

Quero agendar uma visita!

Postado porpH

Postado em5 de março de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade