Skip to main content

Autonomia da criança: como é trabalhada no Ensino Fundamental I?

Aluno do Ensino Fundamental I do pH com professora, desenvolvendo a autonomia da criança

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental anos iniciais, assim como toda a Educação Básica, deve estimular nos alunos e alunas a competência de agir com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Portanto, em busca do desenvolvimento da criança, a escola deve realizar atividades para desenvolver a autonomia e demais competências nos estudantes do Ensino Fundamental I.

Dessa forma, o propósito do Colégio pH é o de formar pessoas autônomas, aptas a trilhar o próprio sucesso no mundo contemporâneo. Isso porque acreditamos que cada um possui habilidades únicas e que trilhar o próprio sucesso significa ter autonomia, autoconhecimento e liberdade para escolher o que é melhor para si. Além disso, reconhecemos que todo indivíduo deve explorar o seu potencial e, com isso, desenvolver todas as suas competências.

Portanto, conheça o plano de aula para o Ensino Fundamental I e saiba como o nosso colégio desenvolve a autonomia da criança por meio de atividades lúdicas e um excelente projeto pedagógico. Confira agora!

Programa O Líder em Mim

Qualidades como a vontade de descobrir o mundo, a curiosidade aguçada, o encantamento pelo novo e a ludicidade são marcantes nessa etapa de ensino tão relevante para a criança. Sendo assim, as turmas do Fundamental I, aqui do Colégio pH, são constantemente estimuladas a desenvolver a autonomia por meio de atividades como o programa O Líder em Mim, com metodologia baseada em estudos da Fundação FranklinCovey, líder mundial em aprimoramento de performance.

O objetivo do programa é incentivar e fornecer toda a orientação necessária para promover o aprendizado da liderança, estimulando qualidades como a proatividade e o planejamento. Dessa forma, os alunos e alunas aprendem a lidar com situações difíceis e instigantes, aprimorando sua forma de expressão e aumentando sua autoestima. Ou seja, por meio do programa O Líder em Mim, são desenvolvidas competências essenciais para a autonomia da criança, assim como outras competências apontadas pela BNCC.

Além disso, somos o primeiro colégio particular no Rio de Janeiro a ser certificado pelo programa e nossas unidades, hoje, são consideradas referências internacionais do projeto, certificadas como Escolas Faróis.

Atividades de autonomia no Ensino Fundamental I

Com o objetivo de otimizar ao máximo o desenvolvimento da criança no Ensino Fundamental anos iniciais, nosso colégio oferece uma gama variada de aulas e atividades lúdicas ao longo da semana para garantir o desenvolvimento nas perspectivas físicas, cognitivas e emocionais. Portanto, com tais competências, é fortalecida a autonomia da criança nas séries do Fundamental I.

Sendo assim, conheça, agora, algumas das atividades para desenvolver a autonomia que são parte do plano de aula para o Ensino Fundamental I do Colégio pH.

Música, teatro e artes plásticas

O desenvolvimento do lúdico e da expressão artística é fundamental para a construção de repertório cultural, autoconhecimento e pensamento criativo. Logo, por meio de estímulos artísticos é possível aprimorar competências como o conhecimento de si próprio, de forma que o aluno e a aluna ampliem a sua independência e liberdade.

Por isso, as aulas e atividades de música, teatro e artes plásticas são uma ótima forma de trabalhar a autonomia da criança e outras habilidades no Ensino Fundamental I.

Contato com o inglês

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, com o foco na ampliação de vocabulário, começamos a desenvolver a capacidade comunicativa. Afinal, saber se expressar e comunicar é essencial para a autonomia da criança.

Além disso, no final do 5º ano do Ensino Fundamental I, há atividades de CAMP em inglês, pois acreditamos que é na prática que aprimoramos a comunicação em língua estrangeira.

Ciranda de Leitura e Leitura Compartilhada

Com o objetivo de desenvolver a proficiência leitora e escritora dos alunos, duas capacidades essenciais para a autonomia, os projetos de leitura permitem que as crianças tenham contato com diferentes obras literárias no ambiente escolar. Além do mais, a periodicidade da Ciranda de Leitura naturaliza o contato com os livros, estimulando o hábito da apreciação de obras literárias.

Dia da Liderança

O Dia da Liderança é o momento em que os alunos e as alunas têm a oportunidade de mostrar para a comunidade escolar como vêm desenvolvendo o projeto O Líder em Mim e as capacidades que são trabalhadas ao longo do processo. A proposta inclui diversas atividades, entre elas um show de talentos! Dessa forma, dialogando com a valorização da proatividade, do planejamento e da autonomia, os próprios alunos se envolvem na construção do evento.

Cursos Extras pH

Alinhado com a proposta do nosso colégio, apresentamos opções de cursos extras que complementam a nossa prática pedagógica, no horário oposto ao que os alunos e as alunas frequentam o curso regular. Os cursos são ministrados por nossos professores e supervisionados por nossa equipe pedagógica, com aulas abertas para alunos e também não-alunos do pH.

Dentre esses cursos, pensando no desenvolvimento da autonomia da criança, destacam-se os cursos Happy Code, Red Balloon e de Dança, além do nosso Integral.

As atividades de autonomia em sala de aula, nos cursos extras e no ambiente externo à escola, são primordiais para o desenvolvimento da criança e sua inserção no mundo atual. Afinal, nossa sociedade é cada vez mais plural, digital, interligada e precisa de pessoas capazes de agir e interagir de forma rápida, flexível e consciente. 

Dessa forma, estamos constantemente atentos a como nossa escola pode ser não só um centro de desenvolvimento de habilidades e competências, mas também de referência em acolhimento e pluralidade.

Por isso, o nosso papel é garantir que cada trajetória seja construída de forma responsável, consciente e autônoma. Logo, promovemos metodologias que colocam os alunos e as alunas no centro do processo de aprendizagem, pois essa é uma característica essencial de uma escola conectada ao hoje.

Sendo assim, o Colégio pH desenvolve em seus alunos e alunas do Ensino Fundamental I diversas competências que aprimoram a autonomia da criança. Para isso, o nosso colégio conta com uma infraestrutura e uma equipe pedagógica de excelência que permitem a aplicação de atividades lúdicas e de autonomia, um plano de aula eficiente, o Programa O Líder em Mim e outros cursos para o cumprimento dos requisitos da BNCC para o Ensino Fundamental anos iniciais, alcançando o objetivo de desenvolver nas crianças as competências necessárias para o século XXI.

Quer conhecer o Colégio pH em detalhes? Então, agende uma visita agora mesmo!

Quero agendar uma visita!