Skip to main content

Dicas para passar no Enem e ter uma boa adaptação acadêmica

By 05/04/2023Vestibular

Passar no Enem ou na prova do vestibular é o primeiro passo para o seu ingresso no ensino superior nos cursos mais concorridos. Para tanto, uma rotina de estudos muito bem construída e seguida com disciplina será essencial.

No entanto, esse é de fato apenas o primeiro passo, onde o próximo desafio a ser encarado será a adaptação acadêmica à vida  do ensino superior..

Neste artigo, vamos falar sobre algumas dicas para o Enem e como se preparar para que sua adaptação ao novo mundo acadêmico seja a mais tranquila possível.

Neste post você confere:

4 Dicas para passar no Enem

1. Consulte o edital e organize seus estudos

2. Consulte as provas dos anos anteriores

3. Leia muito e pratique interpretação de texto

4. Use os recursos da  internet

Diferente das etapas anteriores da sua jornada acadêmica, o ensino superior será uma fase muito mais densa em termos de comprometimento. Pois, de agora em diante, como um adulto, suas responsabilidades não acabam quando você deixa a sala de aula.

Mais responsabilidade e mais estudos

Novos pontos de vista

Mais independência

Lembre-se de cuidar de você

Conte sempre com o suporte de seus professores e colegas

4 Dicas para passar no Enem

1. Consulte o edital e organize seus estudos

O edital sempre estará disponível meses antes da prova, seja do Enem ou vestibular. Com o edital, você poderá consultar todo o conteúdo que será relevante para a prova.

Assim que tiver esse conhecimento, organize uma rotina de estudos onde você possa se dedicar a cada uma das matérias.

Não deixe nenhuma de lado, principalmente aquelas que você tenha mais dificuldade. É importante estar preparado para todas elas.

2. Consulte as provas dos anos anteriores

Além do edital, usar as provas dos anos anteriores como uma referência também será de grande ajuda.

Aproveite para treinar com essas provas também, assim como simulados de vestibular. Marque o seu tempo e tome nota das questões que tiver mais dificuldade. Assim, você pode saber com mais clareza o que estudar e como organizar melhor sua rotina.

3. Leia muito e pratique interpretação de texto

O hábito da leitura será um grande aliado durante seus estudos para o Enem. Ler te dará mais familiaridade com a língua e enriquecerá o seu vocabulário.

Nessa hora, vale ler de tudo, mas tenha em mente que estar atualizado com os acontecimentos no Brasil e no mundo é indispensável, uma vez que as atualidades serão abordadas durante a redação.

A dica é, além das suas leituras preferenciais, ler jornais e revistas e conferir sempre sites de notícias.

4. Use os recursos da  internet

A internet não é só para as redes sociais, ela também pode ser usada como uma biblioteca virtual. Nela, podemos encontrar todo tipo de conteúdo relevante para seus estudos, sejam artigos, blog posts e até mesmo vídeo aulas.

Use dessa facilidade a seu favor, seus materiais didáticos não precisam ficar restritos unicamente aos livros. Mas tenha disciplina e foco para não se distrair enquanto estuda com o auxílio da internet.

É importante ressaltar também que você não deve deixar dúvidas pendentes nesse momento. Consulte sempre todos os recursos que tiver disponíveis e com seus professores para se assegurar de que está indo no caminho certo em seus estudos.

Tendo essa certeza, você estará cada vez mais próximo de ingressar no ensino superior.

Mas, afinal, como será a sua vida acadêmica e pessoal daqui para frente?

Adaptação acadêmica no ensino superior: o  que muda?

Diferente das etapas anteriores da sua jornada acadêmica, o ensino superior será uma fase muito mais densa em termos de comprometimento. Pois, de agora em diante, como um adulto, suas responsabilidades não acabam quando você deixa a sala de aula.

Muito trabalho duro e esforço serão necessários daqui pra frente. Mas não se preocupe, apesar do aumento considerável nas responsabilidades, a experiência do ensino superior será incrivelmente enriquecedora.

Confira aqui o que muda, e o que você pode esperar dessa nova fase de aprendizado:

Mais responsabilidade e mais estudos

De agora em diante, muito mais será esperado de cada aluno, portanto, cabe a você assumir uma postura mais proativa e responsável quanto aos seus estudos e aprendizagens. Muito disso partirá do seu interesse em querer se aprofundar e aprender mais sobre os conteúdos do seu curso.

Sua rotina será permeada por artigos, livros técnicos, projetos e consultas constantes. Em um primeiro momento, tudo isso pode parecer um pouco intimidador, mas basta determinação e disciplina para encarar esse desafio que, além de enriquecedor, será gratificante a partir do momento em que você perceber que está absorvendo todo esse conhecimento e usando-o de maneira prática.

Novos pontos de vista

Em sua nova vida dentro da faculdade, você conhecerá muitas pessoas e ouvirá opiniões novas e diferentes. O ambiente será convidativo ao debate, às discussões e à troca de ideias entre todos.

Essa é a oportunidade perfeita para você expandir seus horizontes e conhecer mais sobre pontos de vista distintos e construir uma visão de mundo mais abrangente.

Participar das atividades extracurriculares promovidas pela instituição, é uma ótima oportunidade para socializar e conhecer novas ideias.

Mais independência

Durante sua jornada acadêmica dentro da faculdade, você também terá a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho dentro da sua área. Estágios serão sua porta de entrada para uma carreira de sucesso.

Somado a isso, trabalhar durante a duração do seu curso também será a chance de pôr em prática tudo o que vem aprendendo no curso e ainda lhe garantirá maior independência financeira.

Claro, conciliar estudos e trabalho pode ser um pouco complicado no começo, mas não se deixe abater. Essa é uma grande chance de se testar e de superar seus limites.

Lembre-se de cuidar de você

Tudo bem, sabemos que as responsabilidades aumentam e as cobranças também. Mas isso não significa que você deva abrir mão de você mesmo e do seu bem-estar. O gerenciamento de tempo não deve ser dedicado somente ao trabalho, mas a você também.

Sempre que possível, reserve algum tempo na sua rotina para você mesmo. Seja em atividades culturais ou esportivas, descanso ou entretenimento.

Mantenha também uma boa comunicação com seus pais, familiares e amigos. Isso vai ajudar a reduzir a pressão desse período e ainda facilitará todo o processo de adaptação.

Conte sempre com o suporte de seus professores e colegas

O período de adaptação pode ser um desafio tremendo, mas ele não precisa ser encarado sozinho. Conte com o apoio não apenas dos seus familiares e amigos fora da faculdade, mas também com a ajuda de seus professores e colegas dentro dela.

Lembre-se de que os professores têm um objetivo comum, que é o seu desenvolvimento e sucesso dentro do curso. Assim como seus colegas de classe também têm o mesmo objetivo que você.

Eles serão aliados importantíssimos durante essa jornada, então, conte com a ajuda deles sempre que precisar.

Para saber mais sobre a adaptação acadêmica em outros momentos da sua jornada educacional, assine nosso blog e confira nossos outros artigos.

Leave a Reply

dois × 3 =