Skip to main content

Educação Infantil: crescimento físico, emocional e social

Crianças brincando em conjunto.

No ano em que completamos 35 anos de história e compromisso com a Educação Infantil, temos a felicidade e o orgulho em compartilhar que, a partir de 2023, abriremos as portas para o Ensino Infantil

Para expandir, desde já, os horizontes dos pequenos e conectá-los ao mundo de hoje, estruturamos a Educação Infantil para que ela seja bilíngue, ou seja, com a metade da grade em língua portuguesa e a outra metade em língua inglesa. 

Não poderíamos estar mais felizes, afinal, sabemos da importância dos primeiros passos no mundo da educação para o desenvolvimento infantil dos aspectos emocionais, físicos e de relacionamento em sociedade.  

Quer conhecer um pouco mais sobre a importância da Educação Infantil para uma infância saudável? Então, continue a leitura!

O que você verá neste post:

Vamos lá? 

As primeiras relações com a escola 

Como sabemos, o núcleo familiar representa o primeiro contato das crianças com o próximo e com a sociedade. Já a Educação Infantil é a etapa responsável pelo ingresso dos pequenos no ambiente escolar e pela primeira troca com professores e colegas.  

Assim, percebemos que a escola é, nesse momento, indispensável para que os alunos possam se relacionar com outras pessoas além dos seus familiares. Portanto, podemos identificar o colégio como uma alavanca para a troca social e as aprendizagens de relacionamento que direcionam o comportamento infantil.  

Vale destacar que, no século XXI, as habilidades de diálogo e colaboração são indispensáveis para o crescimento em aspectos profissionais e pessoais. Desse modo, torna-se perceptível a relevância dessa etapa de ensino para a construção de indivíduos capazes de se expressar e compreender o pensamento e as ideias do próximo. 

A importância das estratégias de aprendizagem 

Quando se trata de Educação Infantil, é comum escutar que essa é uma etapa voltada apenas para brincadeiras e jogos para os pequenos, diminuída em relação ao desenvolvimento da criança.

Ao constatar a importância dessa fase, podemos identificar que tal ideia não passa de um mito. Nesse período, as crianças são estimuladas a ter contato e desenvolver aspectos afetivos, físicos, emocionais e motores. 

Ao acompanhar a rotina da Educação Infantil, podemos perceber que, mesmo com a ausência de responsáveis e familiares, as crianças conseguem potencializar a autonomia, a percepção, a criatividade, além de outros fatores importantes para o crescimento emocional e físico pleno e saudável. 

Tal evolução acontece devido às atividades pedagógicas colocadas em prática durante o dia a dia escolar. Com o auxílio e o acompanhamento de professores e colaboradores do corpo pedagógico, as crianças assimilam aprendizagens necessárias, como a das línguas inglesa e portuguesa, da fala e da escrita. 

Para o diretor pedagógico do Colégio pH, Filipe Couto, a ludicidade é de grande importância para o desenvolvimento completo na primeira infância

“Com brincadeiras criativas e instrumentos das mais variadas formas de arte, as crianças se divertem enquanto aprendem a apreciar obras de vários estilos e materiais e desenvolvem a sensibilidade para expressar o que sentem, vêem e imaginam” 

O desenvolvimento emocional na primeira infância 

Em um mundo cada vez mais dinâmico, o controle das emoções é considerado imprescindível para a manutenção de uma vida saudável. Na Educação Infantil do pH, os alunos passam por um processo de descoberta dos seus próprios sentimentos e emoções.  

A partir da contação de histórias e da presença de personagens que captam o interesse, os pequenos identificam e nomeiam algumas emoções básicas como a alegria, a tristeza, a raiva e o medo. 

Com o auxílio das práticas pedagógicas e da vivência com colegas e professores, acrescentamos o amor e o apresentamos como um sentimento fundamental para o fortalecimento dos vínculos de afeto com o próximo. 

Por acreditarmos na importância do relacionamento com as emoções, temos uma parceria com o Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), que nos ajuda no desenvolvimento dos pilares socioemocionais dos nossos estudantes e cria espaços e dinâmicas para a compreensão de si, do outro e do mundo.  

O desenvolvimento corporal na Educação Infantil 

Se hoje nos movimentamos, corremos e até mesmo conseguimos segurar um objeto, é porque todas essas habilidades foram incentivadas e praticadas durante a nossa primeira infância

A partir de atividades voltadas para o aspecto lúdico, como a dança, a contação de histórias e jogos de interação, as crianças têm seus aspectos psicomotores desenvolvidos. 

Dessa forma, podemos identificar a Educação Infantil como um dos pilares para o desenvolvimento integral do equilíbrio, do controle corporal, da noção de espaço e de outras sensações motoras, indispensáveis na rotina de crianças e adultos.  

O despertar da curiosidade 

A Educação Infantil é a etapa em que as crianças têm o primeiro contato com aspectos culturais, que serão de grande relevância para as futuras aprendizagens no ambiente escolar. Ao se deparar com tais novidades, elas revelam e apresentam curiosidade em relação ao novo. 

Diante disso, conseguimos incentivar a imaginação e a comunicação para que os alunos saibam se expressar e compreender o mundo ao seu redor. Por meio das músicas, da dança, do teatro e das brincadeiras, os estudantes conseguem ampliar sua visão de mundo e transformar a curiosidade em criatividade e expressão.

O Ensino Infantil bilíngue do Colégio pH 

Enquanto escola conectada ao mundo contemporâneo, cada vez mais plural, dinâmico e interligado, queremos formar indivíduos capazes de trilhar o caminho do próprio sucesso. Para isso, precisamos desenvolver alunos capazes de respeitar o próximo, controlar seus sentimentos e saber se comunicar.  

Com a notável e constante conexão entre diferentes países, culturas e idiomas, queremos que os nossos pequenos consigam compreender e produzir em português e em inglês. Por isso, promovemos o letramento simultâneo nas duas línguas para que os pequenos, desde já, estejam imersos na comunicação global.  

Vale destacar que o respeito ao tempo de construção de repertório e às particularidades de cada língua é tratado como indispensável pelo corpo pedagógico do Colégio pH. Isso torna a aprendizagem do segundo idioma mais natural, integrando-a ao conjunto das demais aprendizagens acadêmicas e sociais dos nossos alunos. 

Em nosso Ensino Infantil, metade da carga horária de regência na escola é realizada em língua inglesa. Isso permite que as crianças possam se acostumar com os sons e com a pronúncia naturalmente, além de ampliar o repertório sociocultural e as possibilidades de atuação no mundo. 

Conheça a proposta do Colégio pH para o Ensino Infantil 

O pH é uma escola contemporânea e integral. Por isso, está conectada com as necessidades das famílias e das crianças, nesse contexto que estamos vivendo, repleto de tantos desafios. A infância é o tempo da brincadeira criativa, é o tempo da exploração do mundo, é o tempo da convivência, do reconhecimento de si mesmo e do outro. 

O pH está entrando na Educação Infantil para ajudar a garantir que as crianças tenham esse direito: o direito de serem crianças, de brincar, de explorar, de conviver. 

Resumindo: A Educação Infantil é muito importante para garantir um desenvolvimento emocional, físico e social das crianças, por isso, é necessário que as escolas estejam preparadas para essa fase.

Assim, entendendo melhor sobre o processo de crescimento físico e emocional das crianças na Educação Infantil, além das iniciativas do Colégio pH nesse sentido, você ficará mais tranquilo em saber que o seu filho estará tendo uma educação de qualidade e voltada para as suas necessidades.

Ainda tem dúvidas se o Colégio pH é a melhor opção para o seu filho? Então confira em nosso blog este outro post no qual listamos 4 motivos para tomar essa decisão!

Leave a Reply

cinco × 1 =