Skip to main content

Por que escolher o Colégio pH? Conheça os 4 motivos!

By 08/03/2021agosto 21st, 2024Institucional

Escolher um colégio de ponta é essencial para um futuro acadêmico e profissional de sucesso. Afinal, com a escolha certa é possível contar com o melhor e mais completo suporte para o bom desenvolvimento das capacidades cognitivas, competências de sociabilidade e autonomia dos alunos e alunas, além de uma boa preparação para os vestibulares.

Sendo assim, conheça o Colégio pH e saiba quais são os 4 motivos para estudar em uma de nossas unidades e construir um futuro bem-sucedido. Confira agora mesmo!

O nosso propósito

Desde 1987, o Colégio pH tem a oportunidade de desenvolver as potencialidades dos estudantes, estimulando a empatia, a cidadania e a responsabilidade social. Dessa forma, o nosso propósito é o de formar pessoas autônomas, preparadas para trilhar o próprio sucesso na sociedade do século XXI. Isso porque acreditamos que cada um possui habilidades únicas e singulares, de forma que trilhar o próprio caminho significa ter autonomia e liberdade para saber escolher o que é melhor para si.

Portanto, o nosso papel é garantir que cada trajetória seja construída de forma responsável e consciente. Por isso, promovemos metodologias de ensino que colocam os nossos alunos e as nossas alunas no centro do processo de aprendizagem, pois essa é a garantia de uma escola sintonizada com o hoje.

Logo, o nosso propósito é coerente com o mundo atual, que é plural, digital e interligado, necessitando de pessoas capazes de agir e interagir de forma rápida, flexível e consciente. Sendo assim, esse é um dos motivos para escolher o Colégio pH para percorrer uma jornada de realizações e sucesso.

Uma gama variada de aulas e atividades

Aqui no nosso colégio oferecemos uma gama variada de aulas e atividades para promover o desenvolvimento de nossos alunos e alunas desde a alfabetização até o vestibular. Por isso, conheça as práticas propostas para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Aulas e atividades da Educação Infantil

Em nossa escola, estruturamos a rotina da Educação Infantil com o objetivo de garantir que esse seja o tempo da brincadeira, da criatividade, da exploração do mundo e da convivência. Nossa jornada na Educação Infantil tem como objetivo garantir que as crianças tenham o direito de serem crianças. A seguir, destacamos algumas atividades e dinâmicas que acontecem no primeiro segmento da nossa jornada escolar:

  • Bilinguismo;
  • Laboratório de Inteligência de Vida;
  • Projetos Pedagógicos;
  • Artes;
  • Introdução à alfabetização;
  • Raciocínio Lógico;
  • Cirandas de Leitura;
  • Incentivo à Cultura Maker;
  • Aprendizagens em campos de experiências;
  • Acolhimento.

Aulas e atividades do Ensino Fundamental I

Ao longo da semana, os alunos e as alunas do Ensino Fundamental I contam com diversas atividades com o objetivo de garantir o desenvolvimento em todas as perspectivas: físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Tais aulas e atividades são:

  • Laboratório de Inteligência de Vida;
  • Música, teatro e artes plásticas;
  • Educação Física;
  • Contato com o Inglês;
  • Ciranda de Leitura e Leitura Compartilhada;
  • Monitoria já na grade semanal;
  • Dia da Família;
  • English For You;
  • Tuno Integral;
  • Festa Junina;
  • Festa de Encerramento.

Aulas e atividades do Ensino Fundamental II

Os estudantes do Ensino Fundamental II contam com o nosso colégio para a formação do senso de responsabilidade, ganho exponencial de autonomia, e noções de respeito à pluralidade por meio de atividades interdisciplinares diversas ao longo do ano. São elas:

  • pH Arte, Cultura e Ciência;
  • Aulas Maker;
  • Monitoria Presencial e Online;
  • Artes Integradas;
  • Viagens Pedagógicas Nacionais e Internacionais;
  • Aulas de Laboratório;
  • Reuniões lideradas pelos alunos;
  • English For You e Academic Experience;
  • Metodologias Ativas e Cooperativas;
  • Formação Multicultural;

Aulas e atividades do Ensino Médio

O Ensino Médio marca o início de uma fase de novos desafios, descobertas,  escolhas e responsabilidades. Por isso, nosso colégio tem o compromisso de estimular o poder argumentativo e visão crítica dos estudantes, afinal, os jovens consistentes em seus discursos são capazes de elevar o seu potencial. Sendo assim, conheça as aulas e atividades desse período escolar:

  • pH Arte, Cultura e Ciência;
  • Aulas de Convivência Ética e atualidades;
  • Projeto ONU;
  • Orientação Profissional;
  • Turmas Específicas para Medicina;
  • Oficinas de descompressão;
  • Simulados e Aulas específicas;

Portanto, escolher o Colégio pH significa ter acesso a uma gama variada de aulas e atividades que potencializam capacidades e habilidades essenciais ao desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, esse é mais um motivo pelo qual o nosso colégio é a escolha ideal.

A nossa proposta pedagógica

O Colégio pH é uma escola contemporânea e voltada para a formação integral. Por isso, buscamos favorecer situações de aprendizagem em que o estudante possa mobilizar seus conhecimentos e suas atitudes para atuar no mundo e para intervir em problemas do cotidiano, sempre respeitando os direitos humanos e buscando o bem-estar coletivo.

Temos muito orgulho de ter participado, ao longo dos nossos mais de 37 anos, do desenvolvimento das potencialidades de milhares de estudantes. Formamos pessoas autônomas, aptas a trilhar o próprio sucesso no mundo, com liberdade e consciência crítica.

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a nossa forma de educar! Vamos lá?

Pilares pedagógicos

Com o objetivo de cumprir com as nossas missões e compromissos educacionais, estruturamos nossa proposta a partir de três pilares que norteiam todos os nossos passos.

1) Formação Integral – Atuar no mundo contemporâneo requer muito mais que reter informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, aplicar conhecimentos para resolver problemas, identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Por isso, acreditamos na formação e no desenvolvimento humano global. Isso significa promover uma educação voltada ao acolhimento de crianças e de adolescentes, ao seu reconhecimento e ao seu desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e

diversidades. Intencionalmente, propomos práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos (conceitos, explicações, relações), conhecimentos comportamentais (cooperação, solidariedade, resiliência, autoconhecimento, autocuidado, pensamento crítico) e conhecimentos procedimentais (comunicação, argumentação, pesquisa).

2) Convivência – Compreendemos crianças e adolescentes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas. Isso nos obriga a pensar a escola como espaço formador e orientador de relações saudáveis, que rejeitem qualquer forma de violência, e como agente promotor de ações e reflexões conscientes, críticas e participativas. Nossa escola educa os estudantes para serem capazes de estabelecer relações saudáveis e produtivas de convivência, que permitam o desenvolvimento intelectual, social e afetivo do próprio ser.

3) Projeto de Vida – O Projeto de Vida diz respeito a como se quer viver. É ele que dá sentido às escolhas feitas, aos objetivos pretendidos, às metas pessoais e profissionais, em suma, à trajetória de vida. Nesse percurso, obstáculos se apresentam e dificultam o caminho, produzindo até mesmo retrocessos. Em tais situações, é o próprio projeto de vida que estimula a busca por superar etapas específicas a cada momento da história de cada um. Nossa missão é explícita: queremos formar pessoas aptas a trilhar seu próprio caminho de sucesso no mundo contemporâneo. Precisamos, portanto, ajudar os alunos a descobrir a direção dos seus passos.

Resultados comprovados nos vestibulares

O excelente trabalho de toda a equipe do Colégio pH é comprovado com base nos resultados de nossos alunos e alunas nos vestibulares. A seguir, compartilhamos alguns dos nossos resultados mais recentes:

Bernardo e Clara: 58 acertos em 60 questões – Exame de Qualificação UERJ 2025

45% dos estudantes com conceito A – 1º Exame de Qualificação UERJ 2025

Medicina SiSU2024:

1º lugar – Unirio
2º lugar – UFF
2º lugar – UFAC
3º lugar – UFF
3º lugar – UNILA
3º lugar – UNIRIO
5º lugar – UNIRIO

SiSU 2024: 

22 estudantes em 1º lugar nas suas carreiras
16 estudantes em 2º lugar nas suas carreiras
16 estudantes em 3º lugar nas suas carreiras

Enem 2023: 

Nota 1000 em redação;
26 Notas 980 em redação;
Nota máxima em ciências humanas e suas tecnologias;

UERJ 2024:

7 Aprovações em Medicina Uerj 2024
5 estudantes em 1º lugar nas suas carreiras Uerj 2024
9 estudantes em 2º lugar nas suas carreiras Uerj 2024
3 estudantes em 3º lugar nas suas carreiras Uerj 2024

PUC-Rio 2024:
240 aprovados Vestibular PUC-Rio 2024 na primeira chamada

Olimpíadas:
483 estudantes premiados na Olimpíada Canguru de Matemática 2024