logo Colégio pH

Faculdade no exterior: como ter uma oportunidade de estudo?

Estudantes sentadas lendo livros

Já se pegou imaginando como seria extraordinário realizar uma graduação fora do país? Com a preparação e o encaminhamento adequados, é possível concretizar essa jornada e vivenciar experiências ímpares.

Continue essa leitura e entenda como o colégio pode ser a porta de entrada para ingressar em uma faculdade no exterior ou, até mesmo, possibilitar o processo de imigração para o país dos seus sonhos. Confira!

Como estudar em universidades estrangeiras?

Sonho de muitos estudantes, o processo para ingressar em universidades estrangeiras geralmente demanda uma série de preparações e comprovações, como carta de recomendação, diploma internacional, exames de língua e fluência de idioma, entre outros requisitos.

Apesar de demandar uma maior atenção, isso não é algo impossível, principalmente quando é possível receber as mais diferentes experiências e imersões ainda na escola. O processo de internacionalização de uma instituição consiste no oferecimento de subsídios para fazer do estudante não só alguém bilíngue, mas um indivíduo com conhecimento suficiente para explorar as mais diversas possibilidades ao redor do mundo.

O primeiro passo é aprender o segundo idioma e utilizá-lo para imergir em aspectos históricos, culturais e comunicacionais com grande parte do mundo. Tem a imersão ao inglês a é a língua franca, ou seja, língua de contato entre os povos dentro do universo acadêmico e do mercado de trabalho. “Para manter qualquer tipo de relação mundial e globalizada, é preciso compreender e dominar a língua básica de comunicação no mercado”, como destaca Leandro Torres, Coordenador de Idiomas do pH.

Processo de internacionalização do Colégio pH

Para a solidificação de um programa como a internacionalização, é preciso ter em mente pilares que vão embasar o ensino e atribuir mais valor à educação que está sendo oferecida, sendo eles:

- Programas que proporcionem a vivência e a imersão na cultura internacional;

- Currículo que dê embasamento teórico acerca da cultura, história e idioma;

- Diploma reconhecido internacionalmente.

Projeto pedagógico para imersão internacional

No pH, colégio particular no Rio de Janeiro, ter uma formação bilíngue vai além de aprender o idioma. Por isso, o projeto pedagógico tem como principal objetivo promover uma imersão linguística e cultural aos seus estudantes. Para isso, são realizadas aulas que visam a internacionalização, além da realização de viagens para agregar valor e possibilitar uma maior prática do idioma. 

Leia também

- High School: a importância do inglês no mercado de trabalho!

Teste vocacional: qual área combina com o seu perfil?

Viagens pedagógicas

Do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, os estudantes realizam viagens em território nacional. Durante um fim de semana, os alunos e as alunas participam de atividades em  um acampamento no Sul de Minas Gerais. Durante toda a viagem e a permanência no local, é exigida a conversação apenas em inglês. Desta forma, os estudantes podem praticar a língua em um processo mais imersivo.

Para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, a viagem é para a Inglaterra. Durante as férias de julho, os alunos e as alunas passam duas semanas estudando em uma escola internacional, em parceria com a EF Intercâmbio.

Após  uma avaliação de nivelamento, os estudantes são distribuídos para as suas respectivas turmas com alunos de diversos outros países, como Itália, Índia, Espanha e tantos outros. 

Para as turmas do 2º ano do Ensino Médio, o foco da viagem é a imersão na história dos países que se uniram para combater as questões bélicas na Segunda Guerra Mundial. O objetivo é fazer um passeio em  que os estudantes possam aprender  não só sobre a arte e a cultura que derivam disso, mas também conhecer locais históricos que foram cenários para esse evento. Durante o passeio, os estudantes têm a oportunidade de conhecer países como França, Itália, Alemanha e Inglaterra.

Ao longo de cada etapa desses anos, o objetivo é entregar as ferramentas linguísticas e comunicacionais para que, ao chegar no 2º ano, os estudantes possam falar a língua de forma natural e espontânea, a fim de aprofundar ainda mais essa experiência enriquecedora.

Middle e High School

Oferecidas no contraturno disponível para os estudantes, as duas modalidades consistem na realização de aulas que utilizam a língua inglesa como língua de instrução. Os alunos que participam desses projetos têm aulas em inglês, de matérias da grade curricular americana. Realizado com professores nativos dos Estados Unidos e do Canadá, o ensino abrange matérias como matemática, geografia, ciências e demais.

As duas modalidades de ensino consistem em uma aprendizagem baseada em projetos. Não há uma avaliação estrutural formal, mas sim um incentivo para o desenvolvimento das competências linguísticas e para a obtenção dos conhecimentos passados nas escolas americanas.

Ao final do Middle School e do High School, os participantes conquistam um diploma com dupla legitimidade, ou seja, o certificado internacional de conclusão do ensino é válido no Brasil e nos Estados Unidos.

Importância da conquista do diploma internacional

Para quem almeja ingressar em uma universidade no exterior, o porte do diploma duplo é um fator essencial. Esse certificado é aceito em inúmeras instituições de ensino superior do mundo inteiro, como por exemplo:

- Universidade de Harvard (Estados Unidos); 

- Universidade de Cambridge (Inglaterra);

- Universidade Oxford (Inglaterra).

Além disso, o diploma duplo também é um grande diferencial para quem busca universidades em países como Holanda, Bélgica, Austrália, Nova Zelândia, Portugal, entre outros. 

Seja para ingressar no ensino superior, conquistar uma vaga de emprego no exterior ou até mesmo realizar o processo de imigração, a certificação internacional possui grande peso e validade vitalícia, dispensando a necessidade de atualização ou renovação.

A respeito da importância de estar inserido em um colégio que proporciona essas experiências, Leandro Torres ainda esclarece que a instituição está à frente por possuir diferenciais como “constante transformação e busca por informações. Extremamente antenado em todo mercado estudantil, busca o que há de melhor para capacitar o estudante nacional e internacionalmente na sua educação”. É a partir dessa busca que os estudantes são contemplados com projetos que enriquecem suas experiências e ampliam o leque de possibilidades acadêmicas.

Faça parte do pH e invista em estudos internacionais!

Viu o quanto estar em um sistema de educação que investe verdadeiramente em internacionalização pode ser valoroso para as suas experiências? O Colégio pH pode te proporcionar momentos e aprendizados que você só conquista com o processo de imersão linguística e educacional.

Não perca tempo, conheça mais sobre o pH e comece a construir um futuro extraordinário além das fronteiras geográficas! Venha fazer parte desse universo de grandes possibilidades!

Quero fazer um tour virtual!

Postado porpH

Postado em18 de junho de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade