O pensamento crítico e seu desenvolvimento em crianças e adolescentes é o ponto focal para uma educação inovadora e diferenciada. Uma vez que permite ao aluno um senso crítico muito mais apurado, que lhe garantirá maior discernimento nas decisões do dia a dia.
Nós, do Colégio pH, acreditamos que em pleno século XXI, o pensamento crítico é a chave para incentivar a criatividade e capacidade de solucionar problemas em nossos alunos. Dando a eles a capacidade de encarar os obstáculos, seja na sua jornada acadêmica ou profissional, com melhores julgamentos e foco em resoluções muito mais humanas.
O que você vai ver no post:
- Motivos para desenvolver pensamento crítico
- O que devemos fazer para desenvolver o pensamento crítico?
- Como as tecnologias podem auxiliar na formação do pensamento crítico
Vamos lá?
Motivos para desenvolver pensamento crítico
O desenvolvimento do pensamento crítico pode ser definido como um incentivo à avaliação individual sobre um fato, uma experiência ou conteúdo. Mais do que isso, o estímulo ao entendimento mais profundo sobre aquilo que foi avaliado anteriormente. É necessário entender os comos e porquês que permeiam as vidas de cada aluno.
Durante sua formação educacional, o pensamento crítico será a prática que irá alimentar a curiosidade dos alunos e levá-los até o aprendizado não só das matérias do currículo regular da escola, mas muito além disso, será uma porta de entrada que permitirá que todo tipo de conhecimento seja absorvido.
Ao tornar-se um hábito na vida do aluno, o pensamento crítico será contínuo. O que aumentará o engajamento, não apenas em sala de aula, mas em todos os âmbitos da vida de cada aluno.
Pois ele estará mais atento para questionar e aprender com suas perguntas. Até mesmo aumentando a sua facilidade de acesso a novas informações e perspectivas, dado o interesse inato a tudo aquilo que for de sua preferência.
Por consequência, tornando-se uma pessoa mais inquisitiva e engajada em seus interesses.
O que devemos fazer para desenvolver o pensamento crítico?
Para o desenvolvimento saudável e orgânico do pensamento crítico, ele deve estar inserido nas práticas diárias dos alunos. Com o apoio de metodologias de aprendizagem que incentivem esse tipo de comportamento, os resultados serão surpreendentes.
Com uma abordagem que dê maior vazão para a aprendizagem baseada em problemas, os alunos estarão em constante processo de desenvolvimento de suas habilidades críticas.
Usando de exercícios que sejam contextualizados para a identificação e resolução de um problema, incentivamos a colaboração e coleta de dados entre os alunos, os quais terão a oportunidade de praticar suas habilidades de resolução de problemas e também a promoção da interação com seus colegas.
Isso permitirá,então, que eles entendam melhor o que funciona e o que não funciona, tanto como indivíduos ou como grupo em aulas expositivas.
Fazer a combinação da criatividade em junção com a reflexão sobre temas sociais e relevantes para sua formação como pessoas. Associando acontecimentos atuais que causaram um impacto em suas vidas e fazer um paralelo com o conteúdo das aulas é outra forma de promover o engajamento e a curiosidade.
Dessa forma, os alunos, na função de pensadores críticos, tomam as rédeas da aula. Tendo total liberdade em uma sala de aula invertida, onde eles irão ditar como absorverão o conteúdo e como vão interpretá-lo.
E este método de ensino é focado no desenvolvimento de práticas muito mais voltadas para o processo de descoberta de cada aluno, respeitando a autonomia intelectual de cada um. Apoiados ainda no uso de outros itens facilitadores, como o uso de novas tecnologias.
Estas serão ferramentas valiosas para engajar e entreter esses alunos com funcionalidades e facilidades que serão relevantes para eles, dentro e fora da sala de aula.
Como as tecnologias podem auxiliar na formação do pensamento crítico?
O mundo digital não só tem espaço dentro da sala de aula hoje em dia, como deve ser, sim, parte integral dela. E esse choque entre o novo mundo e o ensino tradicional, forçou que esse tivesse de evoluir e se adaptar para suprir a necessidade de métodos de aprendizagem que fossem, de fato, relevantes para essa nova geração de alunos.
E o uso responsável das novas tecnologias é uma realidade e uma necessidade para os alunos de hoje. Para tanto, o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo com ênfase na responsabilidade do indivíduo e em seu papel social com as novas tecnologias é indispensável em seu aprendizado.
E apesar de um ponto de vista que ainda pode ser um tanto resistente ao uso de novas tecnologias intrinsecamente na sala de aula, saiba que essa não é uma postura embasada na transformação constante que o mundo vem passando. E o uso de novos recursos tecnológicos como a inteligência artificial, já é uma realidade.
Refletindo sobre isso, sabemos que a preparação para o uso dessas tecnologias deve começar cada vez mais cedo, pois elas já são parte da rotina de muitos alunos. E dar-lhes a oportunidade de entendê-las melhor e como usá-las de forma responsável é essencial para seu desenvolvimento.
Desse modo, o incentivo à incorporação da tecnologia não quer dizer apenas o abandono aos inseparáveis cadernos e canetas. Mas, sim, na multiplicação das possibilidades de ensino que vão preparar o aluno não apenas para os desafios da sala de aula, mas também para sua vida profissional no futuro.
Para conhecer mais sobre como o pensamento crítico e como a inclusão de novas tecnologias na sala de aula pode desenvolver melhores alunos e cidadãos, acesse o site do Colégio pH.