Skip to main content

Enem 2022 – O que os nossos professores acharam do primeiro dia de prova?

By 14/11/2022Vestibular

A primeira etapa do Enem 2022 aconteceu no domingo, 13 de novembro. No primeiro dia de aplicação do exame, os estudantes resolveram 90 questões de Linguagens e códigos e Ciências Humanas, além da Redação.

Para entender melhor como foi a prova, convidamos nossos professores e autores do Sistema de Ensino pH para comentar o que acharam das questões e da prova, a partir de uma visão panorâmica. Confira abaixo!

Comentários do professor Diogo D’ippolito:

“Tivemos uma prova bem dentro do esperado, uma prova que se manteve na configuração de questões com textos longos e com pouquíssimas questões com textos curtos. A prova exigiu uma leitura dinâmica dos estudantes para interpretar os objetivos dos enunciados de forma rápida.

O exame, em geral, pode ser considerado com dificuldade mediana, algumas questões mais fáceis e outras que exigiam um pouco mais. Um tópico que me chamou a atenção é um tópico de funções da linguagem, que geralmente é bem abordado, mas, em 2022, tivemos só uma questão sobre isso.

Tivemos muitas questões sobre gêneros textuais: manual, crônica, notícia, verbete e textos publicitários. Além disso, foram muitas questões explorando os objetivos e efeitos de determinados recursos linguísticos dos textos. Também tivemos questões relacionadas às artes com minimalismo, dadaísmo, maneirismo, com bastante equilíbrio entre as épocas históricas.

Como era de se esperar, também caíram questões sobre as tecnologias de informação e comunicação, falando sobre a vida perfeita das redes sociais, produções artísticas na internet e outros tópicos bem atuais.”

Comentários do professor Manuel Pimenta:

“A prova de História trouxe grandes novidades. Foi uma prova muito mais interpretativa, o que já segue um padrão do ano passado, de todas as questões, só umas duas eram conteudistas.

O que chama a atenção é que, de novo, a Teoria da História foi bem visitada, o que conversa sobre patrimônio, identidade, assuntos que já apareceram no ano passado. História Antiga foi abordada mais em Filosofia, não visitaram tanto o assunto.

Os assuntos foram os de sempre, escravidão, Era Vargas, mas foi legal o fato de a mulher aparecer como protagonista ao longo da prova, além dos povos originários que também apareceram como assuntos importantes.”

Comentários do professor Aluísio Júnior :

A prova de Ciências Humanas foi muito bem aplicada, com textos, mapas, enfim, muito elucidativa.

Sobre os conteúdos, a prova de Geografia seguiu a dinâmica que tem seguido ao longo dos últimos anos: questões sociais, questões agrárias, impactos ambientais urbanos e rurais, temas que são recorrentes. Apareceu bastante Geografia Física, com questões da dinâmica ambiental, impactos, geofísica e climatologia, temas que trabalhamos bastante em sala de aula!”

Comentário do professor Rodrigo Figueiredo:

“Em geral, a prova foi boa. Em sociologia a prova foi bem direta, temas de gênero, trabalho e de antropologia foram muito comuns, principalmente, contextualizadas com temas de História.

Sobre Filosofia, foram três questões de Filosofia Antiga e nenhuma de Filosofia Moderna, que é o tema mais comum e que mais cai. Teoria do Conhecimento, que é a principal matéria deles, só caiu, acidentalmente, para resolver outras questões. Além disso, caíram três questões de contemporânea.

Em Filosofia, foram cobrados conteúdos com termologias filosóficas, que os alunos e as alunas precisavam conhecer. Era necessário conhecer termos como empirismo, fenomenologia, sociedade disciplinar porque a prova foi bem conteudista de novo.

Leave a Reply

17 + 1 =