Você já parou para pensar nos benefícios que a prática regular de esportes pode fazer pela saúde física e mental do seu filho? Afinal, se o seu corpo e sua mente não estiverem bem, ele não conseguirá ter um bom rendimento escolar.
Hoje, falaremos dos benefícios do esporte para a vida dos estudantes tendo como base uma transmissão ao vivo feita entre o Colégio pH e o medalhista olímpico Flávio Canto.
O que você verá neste post:
Está pronto para conferir todos os ensinamentos que essa rica conversa proporcionou? Então, continue a leitura!
O contexto do esporte na pandemia
Devido ao período de pandemia, muitas crianças e adolescentes passaram longos períodos em casa, utilizando ferramentas mais sedentárias para passar o tempo, como o celular ou o videogame.
Com esse processo de voltar à realidade fora de casa, o jovem pode se mostrar relutante ou, até mesmo, começar a ter uma vida mais ativa. Nesse processo, a escola pode ser uma grande aliada.
De acordo com Flávio, não é em todo ambiente escolar que a prática de exercícios é levada tão a sério: “O esporte, em geral, é periférico na educação. Você vê que no Ensino Médio, por exemplo, ele é praticamente abandonado, né?”.
Desenvolve habilidades socioemocionais
Mas afinal, o que mais os estudantes podem adquirir ao investir no exercício? Eles podem ter mais saúde e segurança (caso optem por fazer uma arte marcial, por exemplo).
Entretanto, um dos principais pontos positivos de praticar algum esporte é a utilização de diversas habilidades socioemocionais. O aluno aprende na prática como trabalhar em equipe e ter mais disciplina.
O esporte também contribui para que a criança e o adolescente saibam lidar com adversidades e para que não deixem esses fatores atrapalharem seus objetivos, pelo contrário: essa é uma oportunidade para se reinventarem enquanto melhoram a saúde física e mental.
O esporte como valor familiar
Para muitos jovens, uma rotina de exercícios físicos não é algo tão estranho, caso eles já venham de famílias que tenham a prática de se exercitar juntos. Isso é algo muito benéfico para o desenvolvimento da criança e do adolescente, pois reforça seus valores familiares, tendo, na família, bons exemplos para seguir.
Ensina a lidar com as derrotas e com os erros
No esporte, o jovem precisará lidar com frustrações e entender que não é preciso desistir só porque não ganhou uma partida no futebol ou no judô.
O errar é mostrado como uma oportunidade de crescimento pessoal, uma maneira de se aprimorar e entender o que deve ser feito para acertar da próxima vez ou identificar novos erros que deverão ser corrigidos por meio da prática.
Durante a entrevista, Flávio mostrou como esse aprendizado está relacionado à prática do esporte: “No judô, você aprende a cair, porque se você não sabe cair, você não consegue se levantar e continuar a luta. O judô antes de te ensinar a derrubar ele te ensina a cair.”
A prática de esportes promove não apenas o bem-estar psicológico como o próprio desenvolvimento e preparo para os desafios da vida adulta.
Ajuda no processo de autoconhecimento
Outra vantagem interessante que a prática de exercícios pode oferecer a crianças e jovens é aprimorar o seu processo de autoconhecimento. Para facilitar a compreensão, Flávio utiliza uma metáfora:
“Os esportes que têm o “dô”, de caminho, pressupõem que o caminho é você aprender a deter o próprio conflito. Ter sempre um entendimento de que o adversário está dentro de você e quem tá ali do lado, na tua frente, é alguém que tá te ajudando a se autoavaliar.”
Orientam como fazer as próprias escolhas
Quando um jovem consegue conhecer a si mesmo por meio do esporte, ele também consegue tomar decisões de maneira mais lógica e efetiva, tendo como base seus próprios valores e vontades, algo bastante benéfico para a vida adulta.
Mas quando essa criança ou adolescente não consegue ser firme nas suas próprias escolhas, ele as fará por pressão, podendo se tornar um adulto frustrado. Essa é uma situação que poderia ser resolvida com o diálogo entre a família e com a prática de atividades físicas que ensinem esse valor naturalmente.
O papel dos pais e da escola na tomada de decisão dos jovens
Outro problema relacionado aos pais e à escola é o cuidado excessivo dos pais em relação às escolhas dos filhos, podendo impulssioná-los a tomar decisões, principalmente profissionais, que não tomariam por conta própria.
Por isso, o Colégio pH investe no diálogo com as famílias dos seus alunos, mostrando a importância dos direcionamentos das escolhas que o jovem tomará dali para frente, porém de uma maneira que preserve a sua autonomia.
Resumindo: a prática de exercícios melhora a saúde mental, desenvolve habilidades socioemocionais, ensina a lidar com derrotas, ajuda no processo de autoconhecimento e orienta como fazer as próprias escolhas.
Ao entender qual a importância do esporte na escola, você incentiva o seu filho a ter uma vida mais ativa e ter uma melhor saúde física e mental, o que fará toda a diferença em sua vida adulta pessoal e profissional.
Procura um colégio (RJ) que ofereça diversas atividades para que seus alunos tenham um desenvolvimento completo? Confira este post em nosso blog no qual listamos 4 motivos para matricular seu filho no pH!