Desde o início do século XXI, os avanços e os impactos da tecnologia em nossas vidas foram significativos. A era digital mudou o paradigma da sociedade e até mesmo as formas de nos comunicarmos.
Na educação não foi diferente,e o uso da tecnologia nesse segmento já é uma realidade. E o mundo digital já é parte indispensável da sala de aula.
Mas a era digital também pode trazer desvantagens para os alunos, portanto, neste artigo, vamos discutir quais os impactos mais relevantes do uso da tecnologia na educação e quais precauções tomar para que ela não seja um detrimento na aprendizagem dos estudantes .
Neste post você confere:
✚ Desafios da educação na era digital
✚ O papel dos professores mudou
✚ Educadores mais capacitados
✚ Bullying ainda é um problema na era digital
✚ Os impactos da tecnologia na educação
‣ Autonomia no conhecimento
‣ Mais conscientização sobre cidadania
‣ Atualidades e inclusão
‣ Mais conectividade
✚ Incentivo ao desenvolvimento cognitivo
Desafios da educação na era digital
O que era tido como certo e, absoluto, na educação tradicional de 20 anos atrás, já não se aplica ao panorama atual. A mentalidade dos alunos já não é mais a mesma, e para que eles sejam engajados, as metodologias tiveram de evoluir para acompanhar essa mudança nos alunos que já nasceram no mundo digital.
A informatização se tornou mais dinâmica, e o acesso ao conhecimento teve de mudar. Mas, apesar das facilidades que um mundo mais conectado e rápido gerou, muitos desafios também vieram à tona para pais e educadores.
Aqui estão alguns dos grandes desafios dessa nova era para a educação no mundo:
O papel dos professores mudou
No mundo digital, os alunos se tornaram detentores do conhecimento na sala de aula. Pois, hoje, eles têm fácil acesso a todo tipo de informação por meio da internet e de outros recursos online, como apps para celular.
Portanto, a função do professor dentro da sala de aula teve de evoluir. A figura do educador deixa de ser a de um centralizador do conhecimento, e passa a ser a de um mediador, que dará apoio e sanará dúvidas dos estudantes quando surgirem.
O professor então passa a ser um direcionador para as atividades na resolução de problemas, dando mais autonomia e responsabilidade aos alunos e promovendo aulas que trabalhem com a experimentação e incentivem o pensamento crítico.
Educadores mais capacitados
A figura do professor que tinha problemas em ligar a TV durante as aulas de vídeo é um passado distante agora.
Hoje, já se espera que um professor saiba como lidar com todo o equipamento tecnológico que será usado em sala de aula. Pois, computadores, tablets e outros dispositivos já estão se tornando cada vez mais comuns durante as aulas.
Em um primeiro momento, essa dependência tecnológica foi recebida com receio por parte de muitos educadores e pais. Isso porque, havia uma preocupação constante de que elas seriam mais uma distração e não uma ferramenta útil para o aprendizado.
Mas, conforme as metodologias de ensino evoluíram, o uso de ferramentas digitais para o aprendizado se tornou um aliado em dinamizar as tarefas e aumentar a ludicidade para várias outras atividades escolares.
No entanto, ainda vale ressaltar que, para utilizar a tecnologia juntamente com as metodologias de ensino, isso exigirá uma maior atualização por parte do corpo pedagógico das escolas.
Bullying ainda é um problema na era digital
Infelizmente, o bullying é uma realidade que ainda persiste no ambiente escolar. E com o advento da internet, sua prática acabou se estendendo para fora da sala de aula.
Para uma instituição conseguir manter o controle sobre essas práticas negativas, que vêm sendo feitas não só dentro das escolas, mas também pela internet e redes sociais, é necessário encarar essa realidade como um desafio a ser superado.
Por isso, a melhor forma de combater o bullying hoje é conscientizar e promover mais empatia entre os alunos, já que sabemos que os dispositivos tecnológicos e a internet vieram para ficar. Portanto, cabe ao corpo escolar e aos familiares educar para ter certeza de que essas ferramentas estão sendo usadas para fins construtivos.
Os impactos da tecnologia na educação
Sabendo dos desafios que permeiam a educação na era digital, também devemos compreender o impacto permanente que o uso das tecnologias no ambiente escolar tem.
Apesar das várias discussões geradas por causa desse tópico, é inegável que as ferramentas digitais na sala de aula são de grande importância para a educação das novas gerações.
Além do mais, as novas tecnologias são uma valiosa fonte de conhecimento não apenas para os alunos, mas para educadores e pais também.
Assim como elas incentivam o pensamento crítico e a autonomia dos alunos, elas também promovem o empoderamento nas tarefas e um senso de responsabilidade mais maduro.
Dentre alguns dos benefícios que o uso da tecnologia no aprendizado, podemos citar:
Autonomia no conhecimento
Dar aos alunos a chance e o incentivo de conhecer novos conteúdos fora da sala de aula sempre foi um desafio. Mas, hoje, com o novo papel do professor, como um mediador e facilitador, que irá incentivar a curiosidade e a sede de conhecimento dos alunos, essa já é uma realidade.
Por meio do incentivo em sala de aula, o aluno ainda tem a oportunidade de buscar por conta própria na internet as respostas para suas dúvidas. Dessa maneira, completando um ciclo muito positivo e que poderá se repetir várias vezes durante toda a sua jornada escolar.
Mais conscientização sobre cidadania
O conceito de cidadania sempre foi muito abordado nas escolas, mas esse era uma assunto que muitas vezes acabava por ficar restrito únicamente dentro da sala de aula.
Contudo, com a internet e com outras ferramentas digitais, os estudantes agora têm a chance de acessar informações relevantes sobre suas cidades, estado, e sobre outros assuntos. E muito além do acesso, ter essas informações em mãos lhes dá uma visão muito mais ampla sobre a importância de ser cidadão.
Isso acontece porque o tema que antes era visto apenas em teoria, agora ganha de fato aplicações práticas na vida dos alunos.
Atualidades e inclusão
Com a inclusão digital, os alunos têm a oportunidade de estar mais conectados ao mundo à sua volta. Hoje,os limites da sala de aula se tornaram praticamente nulos para a curiosidade de todos os estudantes.
Agora, não só o ambiente da escola é um estímulo ao aprendizado, mas todo lugar é um convite a se atualizar e saber incluir seus colegas nas novas descobertas.
Mais conectividade
Algo que se provou indispensável durante a pandemia de Covid-19, as ferramentas digitais foram um fator decisivo na hora das escolas se adaptarem ao modelo remoto.
A facilidade na conexão entre os alunos e professores se tornou mais fiável. E esse conceito, que antes era visto com maus olhos, hoje é uma forma aceita e válida para que os alunos possam acompanhar suas aulas, mesmo a distância.
Incentivo ao desenvolvimento cognitivo
A tecnologia sempre instigou curiosidade, e, quando usada da forma correta, ela se torna uma ferramenta de aprendizagem poderosa.
Pois as funcionalidades de um computador ou os apps de um tablet ou celular funcionam como um estímulo para explorar tudo o que esses dispositivos são capazes. Por sua vez, isso irá instigar os alunos a experimentar coisas novas e buscar soluções para problemas que eles possam encontrar durante o uso desses aparelhos.
Por consequência, é uma forma lúdica de incentivar o pensamento lógico, crítico e até computacional. Por fim, dando vazão ao desenvolvimento cognitivo dos alunos a partir do contato construtivo com a tecnologia.
Para saber ainda mais sobre como a tecnologia pode ser uma aliada no aprendizado dos alunos em todos os estágios da sua jornada educacional, confira esse artigo sobre como a educação inovadora pode auxiliar na formação de melhores alunos e cidadãos.